Receitas sem lactose para intolerantes

Receitas sem lactose 1

A intolerância à lactose é um problema cada vez mais comum e, mesmo assim, que ainda causa muitas dúvidas e incertezas. A intolerância à lactose nada mais é que um problema desenvolvido em pessoas que não consegue fazer a digestão de alimentos à base de leite e seus derivados. Isso ocorre ou porque não produzem a enzima lactase ou a produzem em quantidade baixa.

O problema com a intolerância à lactose já se manifesta nos primeiros anos de vida do indivíduo e é diagnosticado a partir de alguns sintomas, tais como:

– diarreia (ou constipação);

– inchaço abdominal;

– gases;

– náuseas;

– má digestão.

Um dos maiores desafios de quem possui a intolerância é a alimentação adequada. Muitos dos alimentos gostosos, como um bolo de chocolate, por exemplo, possuem lactose, o que é desanimador, especialmente no caso de uma criança.

Veja receitas livres de lactose para se deliciar sem passar vontade:

 

Bolo de Chocolate sem lacotse

Ingredientes:

• 6 ovos

• 2 xícaras de óleo

• 2 xícaras de água

• 2 xícaras de açúcar

• 4 xícaras de farinha de trigo

• 2 xícaras de chocolate em pó sem lactose

• 2 colheres de fermento em pó

Modo de preparo – Misture os 6 primeiros ingredientes e bata na batedeira em velocidade alta por 5 minutos, até que a massa fique homogênea. Adicione o fermento e misture bem. Unte a forma com óleo e farinha de trigo, depois derrame a massa e leve ao forno. Asse em forno pré-aquecido e não abra-o antes dos primeiras 30 minutos. Quando espetar o garfo na massa e ele sair sequinho o bolo está pronto.

 

Pudim de leite sem lactose

pudim-de-leite-sem-lactose

Ingredientes para a calda:

1 xícara (chá) de açúcar (160 g)

 

Ingredientes para o pudim:

1 ½ xícara (chá) de Suprasoy sem lactose (234 g)

1 xícara (chá) de açúcar (160 g)

6 ovos

1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo – Para fazer a calda, derreta o açúcar em uma panela em fogo médio, mexendo até que dissolva completamente. Junte 100 ml de água e deixe que ferva até obter uma calda espessa.

 

Prepare o pudim: leve ao liquidificador o Suprasoy Sem Lactose, o açúcar e duas xícaras de chá de água. Bata por alguns segundos, adicione os ovos, a essência e bata novamente. Unte a forma para pudim com parte da calda, coloque o pudim e cubra com papel alumínio. Leve ao forno pré-aquecido e cozinhe em banho-maria por uma hora e meia. Deixe ficar morno e leve à geladeira até atingir textura firme para desenformar.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário