Refluxo em Bebês como Evitar

Refluxo em bebes como evitar 1

Dicas para evitar o refluxo em bebês

O refluxo é um problema causado quando a válvula que acopla o esôfago ao estômago, chamada esfíncter, está enfraquecida ou ainda não apresenta perfeito funcionamento, consentindo que alimentos e sucos gástricos voltem do estômago para a boca.

Em alguns casos isso pode desencadear certos problemas ao bebê, como a dificuldade em ganhar peso. É comum os bebês chorarem bastante após a amamentação quando apresentam esse problema, além de vomitarem com frequência, apresentar tosse e curvar-se após ser alimentado.

Quando notar algumas situações como estar, não hesite em procurar o pediatra. Muitas vezes o refluxo nem precisa ser tratado com medicamentos, mas se for o caso, pode ser receitado algum anti-ácido ou anti-refluxo.

Existem algumas dicas que podem ser colocadas em prática para evitar que o seu bebê sofra com refluxo. Entre elas, sempre que ele for dormir, deixe-o com o tronco levemente elevado. Existe um tipo de placa que ajuda e elevar o berço, fazendo com que o bebê durma mais tranquilo.

Após a amamentação, procure deixar sempre o bebê com o corpo em posição vertical, pelo menos com uma elevação de 30 graus. Isso faz com que o alimento se mantenha no estômago e evite os refluxos. Deixe o bebê assim por cerca de 30 minutos, no mínimo.

Em crianças com mais de dois anos, para evitar o refluxo é aconselhável que não se faça o consumo de frituras, chocolates, refrigerantes, sucos de frutas cítricas, entre outros alimentos que tendem a estimular o retorno do estômago.

 

Por Ingrid de Castro.

Deixe um comentário