Reumatismo – Sintomas e Tratamentos

Saiba tudo sobre o reumatismo – sintomas e tratamentos

 

O reumatismo é o nome público dado às enfermidades reumáticas, que são compostas por mais de uma centena de doenças diversas, que agridem o sistema músculo-esquelético, isto é, ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos. Ainda, essas doenças também podem comprometer diversos órgãos do corpo humano, como os rins, o coração, os pulmões e o intestino, e até a pele.

 

As doenças reumáticas mais populares são: osteoartrose, artrite reumatóide, osteoporose, gota, lúpus, febre reumática, fibromialgia, tendinite, bursite e diversas patologias que acometem a coluna vertebral. O reumatismo nos ossos inclui uma série de doenças que afetam os ossos tais como a artrose, por exemplo. Os sintomas de reumatismo nos ossos podem ser:

ü  dor nas articulações;

ü  dor nos músculos;

ü  dor na coluna;

ü  dificuldade em movimentar uma articulação;

ü  inchaços próximos das articulações e tendões;

ü  dor por todo o corpo.

 

O reumatismo nos ossos pode comprometer pessoas de todas as idades e tem maiores chances de incidência no inverno, mas deve ser tratada durante todo o ano. Uma alimentação saudável é fundamental não só para prevenir o reumatismo, como para desintoxicar o corpo de tudo aquilo que tem nos prejudicado. Para auxiliar no tratamento é importante que o paciente recorra a uma dieta rica em vitamina B.

 

O tratamento das doenças reumáticas consiste na administração de drogas analgésicas e antiinflamatórias, de injeções locais de corticosteróides (infiltrações), de medicamentos próprios para o controle da doença e fisioterapia.

Por Ingrid de Castro.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário