Página inicial » Estética corporal » RPG e PILATES – Qual a Diferença?

RPG e PILATES – Qual a Diferença?

Atualizado em:

diferenca pilates rpg RPG e PILATES – Qual a Diferença?

Duas modalidades de exercícios muito em voga ultimamente, o Pilates e o RPG ainda confundem muitas pessoas a respeito de suas técnicas e benefícios. A primeira ficou conhecida por incluir em sua lista de praticantes, celebridades como atrizes, cantoras e modelos. A segunda surgiu logo após e, ao que parece, possui os mesmos princípios da anterior. Mas, o que difere uma prática da outra? Descubra, a seguir.

Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que utilizam o peso do próprio corpo para sua realização. Consiste numa técnica de reeducação dos movimentos corporais, composta por exercícios embasados na anatomia humana, capazes de restabelecer e aumentar consideravelmente a flexibilidade, delineamento e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões. Além de promover uma conexão entre corpo e mente na busca da qualidade do movimento.

Uma dos maiores benefícios do pilates é proporcionar o trabalho de diversos grupos musculares em um único movimento. Onde, em um determinado exercício, o aluno alonga certos grupos musculares, ao mesmo tempo em que fortalece outros. Sempre com muita segurança garantidas pelos aparelhos e observação do profissional instrutor.

Quanto ao RPG (Reeducação Postural Global), ela consiste numa técnica fisioterapeuta desenvolvida na França, têm como principal função o ajustamento postural para reorganização dos movimentos do corpo humano, através de uma série de alongamentos realizados no tecido muscular retraído, com a finalidade de permitir a reorganização e reequilíbrio dos músculos que mantêm a postura. Diferente do Pilates que além de trabalhar o realinhamento corporal, funciona também como método estético, o RPG é recomendado às pessoas que apresentam assimetrias posturais consideráveis e consequentemente dores decorrentes da má postura.

O trabalho de RPG é realizado através de posturas mantidas, sendo indicado como terapia preventiva ou de reabilitação para problemas que requerem fisioterapia tais como problemas articulares, traumáticos, esportivos tendinites, contraturas musculares e desvios posturais. Pode ser realizada com pessoas de todas as idades, crianças, adolescentes e adultos contanto que, seja feita uma avaliação postural antes.

Por Malanny Serejo / Fonte: Revista Pilates – online/ www.clinicaespacofunciona.com.br.

Revisado por: em .

Sobre TodaPerfeita


Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>