Saiba como diminuir o colesterol

Diminuindo o colesterol (LDL) com alimentos saudáveis

O colesterol tem uma função essencial em nosso organismo, é ele o responsável pelo
desenvolvimento das células e produção hormonal. Ele é dividido em dois principais
grupos: o colesterol ruim (LDL), responsável por estreitar e endurecer as paredes dos vasos
sanguíneos; e o colesterol bom (HDL), que limpa os vasos sanguíneos e auxilia na cultura da
bílis e dos hormônios sexuais.

Para diminuir os níveis do LDL, opte uma dieta sem gorduras, deixando de lado frituras,
carne vermelha, ovos e queijos amarelos. Veja alguns alimentos que combatem o colesterol
ruim:

Abacate – rico em gordura monoinsaturada, aumenta o HDL e diminui o LDL.

Alho – possui vitamina E, selênio e compostos alílicos. Se cozido por muito tempo pode
perder suas propriedades benéficas.

Amêndoas, nozes e castanhas – ricas em selênio, vitamina E e gorduras monoinsaturadas.

Aveia – enriquecida pelas vitaminas B, E e betaglucano, que é uma fibra solúvel.

Azeite de oliva – composto por gordura monoinsaturada, o que diminui o LDL.

Cebola – contém elementos que ajudam a combater o endurecimento das artérias, o que pode
levar ao infarto.

Chocolate – consumidas 10g ao dia de tipo “amargo” também ajuda por conta dos
flavonóides.

Feijão – rico em fibra solúvel, ele ajuda a expulsar a gordura do organismo.

Maçã, laranja e cenoura – enriquecidas pela fibra solúvel “pectina”.

Peixes gordos – salmão, cavalinha, arenque, sardinha e atum são ricos em ácidos graxos e
Omega-3.

Tomate e melancia – possuem grande nível de licopeno e é um ótimo antioxidante.

Uva – rica em flavonóides, como o chocolate.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário