Saiba como prevenir e tratar a Hérnia de disco

A hérnia de disco é uma das patologias que mais ataca a população e muitas pessoas convivem com ela a anos . Quase seis milhões de brasileiros sofrem com a hérnia de disco. Ela é provocada pela falta de atividades físicas e postura errada durante o trabalho. A doença atinge a coluna e provoca muita dor.

A coluna vertebral é composta por vértebras, em cujo interior existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares, estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto.

Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, a extrusão de massa discal que se projeta para o canal medular através de uma ruptura da parede do anel fibroso. O problema é mais freqüente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

Como prevenir a Hérnia de disco?

Em muitos casos, não é possível prevenir uma hérnia de disco. Porém, se você sofreu de uma hérnia de disco no passado, você pode diminuir suas chances dela entrar em crise novamente:

* Evitando atividades que requerem levantamento de peso pesado ou dobrar a coluna repetitivamente,

* Praticando boa postura,

* Mantendo um peso saudável,

* Seguindo um programa de fisioterapia com o intuito de melhorar a força muscular de suas costas e melhorar a flexibilidade do abdome e nas costas,

* Exercitando-se regularmente, especialmente com natação e caminhada.

Tratamentos para Hérnia de disco

Na maioria dos casos, uma hérnia de disco (com ou sem ciática) responderá ao tratamento conservador. Isto pode incluir:

* Repouso na cama (geralmente não mais que um dia ou dois),

*Compressas de água morna,

* Medicamentos como os antiinflamatórios não esteroidais (AINES) e relaxantes musculares. Alguns médicos prescrevem corticosteróides orais, embora os benefícios deste tratamento sejam questionáveis.

Como a inatividade prolongada pode levar ao despreparo físico, seu médico pode sugerir que você comece um programa de exercícios físicos precocemente.

Assista o vídeo abaixo e saiba mais sobre hérnia de disco:

Fontes: ITC e Policlin

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário