Saiba o que praticar primeiro na academia – cardio ou musculação

Cardio ou musculação qual deve ser o primeiro treino?

Cardio ou força, qual treino deve ser executado primeiro 1

Com a proximidade do verão, muitas pessoas começam a buscar as academias a fim de modelar o corpo e garantir a boa forma para a estação mais quente do ano. Entre os principais objetivos comuns está a perda de peso, geralmente associada à tonificação dos músculos. Para isso, é preciso apostar em exercícios aeróbicos e de musculação. Você sabe por onde começar o seu treino na academia? O que é melhor praticar primeiro, exercícios de cardio (aeróbicos) ou de peso (musculação)? Vamos conferir o que é mais indicado pelos profissionais:

Esse questionamento acerca da ordem de prática dos exercícios na academia é muito comum a várias pessoas, principalmente àquelas que possuem os seus objetivos bem delimitados e querem alcançá-los em pouco tempo. Podemos começar dizendo que a escolha de um ou outro para iniciar as atividades pode, sim, influenciar bastante no seus desenvolvimento e resultados.

Iniciando as suas atividades na academia pelos exercícios de força, a musculação, propriamente dita, é uma tática adotada pelas pessoas que desejam aumentar a quantidade de massa magra, ou seja, hipertrofiar. Colocando a musculação em primeiro lugar você atinge o seu objetivo sem nenhuma interferência e, ainda, pode treinar um pouco de cardio no final ou em outros dias da semana para manter o equilíbrio e enxugar a silhueta.

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Porém, se você decidir iniciar as atividades pelos exercícios de cardio, os aeróbicos, saiba que a maioria das pesquisas indicam que eles comprometem a nossa capacidade para a execução de exercícios de peso. Iniciando e terminando os treinos pelas séries de cardio você faz com que uma enzima seja liberada, a qual atua reduzindo a nossa capacidade de produzir massa magra, portanto, dificulta a obtenção de músculos e tonificação.

Se o seu objetivo for perder peso e adquirir um corpo magro com um pouco de definição muscular, o ideal realmente é começar e terminar os seus treinos pelos exercícios aeróbicos. Quando a pretensão é perder gordura, nada melhor que focar nos exercícios de cardio, com bastante intensidade, acelerando o metabolismo e facilitando essa queima calórica, mas também é importante não deixar de lado as séries de peso, os exercícios de musculação.

Embora agora você já saiba quais são os benefícios e consequências de começar o seu treino por um tipo ou outro de atividade, ou seja, pela cardio ou peso, é essencial que você tenha sempre o acompanhamento de um bom profissional.

 

Por Íngrid de Castro

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