Saiba porque as mulheres tem enxaqueca na TPM

Enxaqueca na TPM é normal?

É comum sentir dor de cabeça antes de menstruar 1

A famosa TPM – tensão pré-menstrual – são as três letrinhas que teimam em tirar o sucesso das mulheres todo santo mês. Pois é, como se já não bastassem as cólicas, inchaços, sensibilidades pelo corpo, afetação emocional, ainda há a bendita enxaqueca. Quem nunca sentiu aquela dor de cabeça insuportável durante a semana que antecede o período menstrual? É realmente muito incômodo e nos dá vontade de fazer nada, apenas ficar em casa, relaxando, dormindo, sem ser perturbada. O problema é que a vida segue e não podemos nos entregar. Saiba porque a enxaqueca ocorre nesse momento e como combatê-la:

Como funciona e quais são os sintomas da enxaqueca na TPM

Pois é, essa dor de cabeça super forte é bem comum na maioria das mulheres, salvo algumas exceções privilegiadas que não sentem muitos incômodos nesse período. O fato é que a pressão na cabeça, aquela cor insuportável, pode chegar pelo menos dois dias antes da menstruação e permanecer por mais uns dois ou três. Nesse período, tendemos a ficar sensíveis à luz intensa, barulhos, além de poder até sentir enjoos e mal-estar.

A explicação médica para a existência da dor de cabeça

A explicação para existência da dor de cabeça está relacionada aos nossos hormônios. O estrógeno e progesterona são os dois principais hormônios que atuam regulando o nosso ciclo menstrual. Os dois permanecem em níveis elevados até bem próximo de começar a menstruação, momento em que eles diminuem, ocorre oscilação hormonal, especialmente com a redução de estrógeno no sangue, gerando, assim, a famosa enxaqueca da TPM.

Os efeitos da baixa do hormônio estrógeno

O estrógeno tem a função de controlar os níveis cerebrais de serotonina, que é o hormônio responsável pelas sensações de bem-estar. Portanto, quando o estrógeno é reduzido, a serotonina também é. Aí surgem o mau-humor, o estresse, a impaciência, as cólicas, os momentos de tristeza, as partes sensíveis no corpo, especialmente aos seios.

Quem usa pílula também pode sofrer com a enxaqueca

É importante ressaltar que inclusive as mulheres que fazem uso da pílula anticoncepcional também podem sofrer com a dor de cabeça forte, pois essa redução dos níveis de hormônios ocorre quando a cartela termina, é nesse período de três a cinco dias que leva para começar a menstruação de verdade. Existem alguns medicamentos anticoncepcionais que possuem pílulas também para esses dias, onde haveria a falha. Assim, os níveis dos hormônios não cai tão drasticamente, podendo reduzir esses efeitos colaterais que o período causa na maioria das mulheres.

Por Íngrid de Castro

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário