Saiba quais são os alimentos ricos em antioxidantes

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Muito já ouvimos falar sobre combater os radicais livres e sabemos que alguns alimentos tem esse potencial melhorando assim nossa alimentação e saude. Alguns fatores como poluição, tabagismo, consumo excessivo de gorduras, álcool, açúcar, processos inflamatórios ou infecciosos, traumatismos e estresse podem influenciar a formação dos radicais livres.
Para a proteção do o corpo contra os efeitos dos radicais livres, existem os antioxidantes, que melhoram a nossa saúde, adiam o envelhecimento precoce, e ainda previnem e reparam os danos celulares causados pela oxidação.

Os alimentos antioxidantes são facilmente encontrados em diversos alimentos, principalmente nos vegetais de folhas verdes e escuras, frutas vermelhas e roxas, tomate, azeite, leguminosas e até mesmo em chás.

Confira abaixo alguns alimentos ricos em antioxidantes :

Vegetais de folhas verdes e escuras

O repolho, brócolis, couve-flor, nabo, agrião, rabanete são ricos em antioxidantes e ajudam a prevenir o câncer de mama e outros tipos de câncer. Os antioxidantes presentes nos vegetais de folhas escuras ajudam ainda na prevenção de doenças no coração. A salsa, o orégano e o manjericão também são ricos em nutrientes protetores.

Frutas vermelhas e roxas

Amora, framboesa, cereja, morango, ameixa, jabuticaba e uva são ricas em vitaminas e fibras. Elas protegem o corpo contra doenças cardiovasculares e o câncer.

Tomate

O tomate reduz os radicais livres e protege as células, ajuda a prevenir doenças no aparelho digestivo, doenças cardiovasculares e câncer. É excelente para o controle da hipertensão e tem ótimos resultados contra infecções.

Azeite exta virgem

O azeite extra virgem é um tipo de gordura rico em antioxidantes que deve ser consumido em maior quantidade, pois é muito saudável. Deve ser usado tanto para temperar a comida como para o preparo dos pratos desde que não seja elevado a altas temperaturas. O azeite tambem ajuda a reduzir o mau colesterol (LDL) e manter níveis favoráveis do bom colesterol (HDL).

Leguminosas

As leguminosas são alimentos repletos de proteínas de boa qualidade, muitas vitaminas, minerais e fibras. Ajudam no funcionamento do aparelho digestivo e previnir doenças.

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