Saiba qual é a maneira correta de cuidar das cutículas

Maneira correta de cuidar das cutículas

Saiba qual é a maneira correta de cuidar da cutícula 1

Quando o assunto são os cuidados com as cutículas as opiniões sempre acabam se dividindo, principalmente em relação à maneira como cuidá-las. Em relação à estética das cutículas, muitas mulheres acham que elas ficam muito mais bonitas quando são completamente retiradas, sempre aparadas com perfeição, já outras acreditam que o visual fica bem melhor quando as cutículas são mantidas na sua forma natural, apenas hidratadas.

Bem, gosto é algo que não se discute, pois cada pessoa acha uma coisa e gosta de uma coisa, mas quando a preocupação é sobre o que é mais saudável e adequado para proteger o nosso organismo, aí não há dúvidas – o melhor mesmo é deixar as cutículas naturais, sem cortar. Pois é, você já pode ir se preparando para mudar os hábitos porque os especialistas indicam que o certo é não cortar essa pelezinha que cobra a raiz das unhas.

A explicação de porque as cutículas devem ser mantidas é que elas servem como uma barreira para proteger o nosso organismo das ameaças de bactérias e demais microorganismos que possam fazer qualquer tipo de mal ao nosso corpo. Quando cortamos as cutículas estamos abrindo portas para que essas bactérias, fungos e muito mais entrem no nosso organismo e causem problemas como infecções.

Além dos riscos de infecções por meio de bactérias, cortar as cutículas ainda dá muito mais trabalho, pois é uma atividade que precisa ser refeita de tempos em tempos. Cortando as cutículas você ainda corre o risco de fazer alguns machucados nas pontas dos dedos, ficando com marcas e cortes, o que deixa a aparência muita feia.

Para evitar tudo isso e ainda ficar com as cutículas lindas sem ter muito trabalho, aposte na forma mais simples de cuidar delas, que é as deixando naturais e apenas apostar em hidratação. Existem muitos tipos de cremes e géis que podem ser aplicados sobre as cutículas para deixá-las mais macias e ainda reduzir o seu tamanho gradualmente.

Retirar as cutículas também pode afetar as unhas causando lesões. Como isso acontece? Bem, muitas vezes fazemos algum machucado ao retirar as cutículas com o alicate e acreditamos que isso foi apenas na pele, mas na verdade pode ter afetado a raiz da unha, que pode passar a nascer com alguma deformidade. É também por esse motivo que vale a pena abandonar os alicates e investir nas cutículas naturais.

 

Por Íngrid de Castro

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

1 Comentário

Deixe um comentário