Salas decoradas – fotos e dicas

salas decoradas

sala de estar grande

Salas decoradas

As salas decoradas são composta por três etapas: escolha das cores do ambientes, móveis e iluminação. Aconselha-se o uso de cores suaves para estes ambientes, permitindo ousadia somente em uma das paredes. A sugestão é o uso de cru, bege ou branco no teto e paredes, e uma cor forte (roxo, laranjo, amarelo, vermelho, azul, etc) na parede menor da sala ou quarto.

As salas decoradas deve também ter uma boa iluminação, em geral de cor amarela, como halogenas ou dicroicas, que deixam o ambiente mais relaxante.

Os móveis para sala representam o clima e gosto dos donos da casa, retratam o clima que a casa deve ter: moderno, acolhedor, futurista, sereno. As cores podem ser ousadas, desde que não haja muita mistura no mesmo ambiente.

Decorando a sala de estar pequena

A sala de estar é um dos principais ambientes da casa, um convite a momentos em família e reunião com amigos. Por esse motivo é muito importante saber como escolher e dispôr os móveis que farão parte da decoração deste ambiente se a sala de estar for pequena evite comprar moveis muito grandes pois pode virar um incomodo achar um lugar ideal para ele. Levando sempre em consideração: qual o tamanho do ambiente a ser decorado. Para evitar excesso de informação. Faça um esboço em um papel, do formato da sala e suas medidas.

decoração de sala

Decorando a sala de estar

decoração de sala simples

Decorando a sala de estar pequena

Decorando sala de estar grande

Decora sala de estar grande

Para muitas pessoas é difícil decorar uma sala grande e as vezes ficamos indecisos  sobre como decorar este espaço enorme corretamente. Então vamos dar algumas dicas para decorar essa salas.

Use cores escuras para decorar:

Use cores escuras quando for decorar uma sala grande, pois isso vai fazer este espaço parecer menor. Pintar as paredes da sala de estar com alguns tons mais escuros do que o habitual fará o comodo parecer menor.

No entanto, se você não quer que toda sala parecer menor, então você pode usar acessórios (quadros, abajur, vasos, mesinhas, etc) em cores mais escuros para o comodo não aparecer nem tão grande nem tão pequeno.

Use bem os espaços da sala de estar

O bom uso do espaço é fundamental, portanto, também é muito importante saber organizar o ambiente de forma que não fiquem amontoados um perto do outro de um bom espaço para que possa circular entre os moveis sem ficar esbarrando neles.
Por exemple deve haver espaço suficiente entre o sofá e a mesa de café, a fim de torná-lo mais fácil de andar entre os dois. O uso adequado do espaço em uma grande sala evita que ela fique com aparência fria, por isso distribua os moveis uniformemente.

Alguns pontos importante:

É saber quantas pessoas residem na casa e quantas pessoas você espera acomodar neste sala (incluindo um número mínimo de visitantes). É importante sempre usar o bom senso: ambientes muito pequenos não podem acomodar um número grande de pessoas.

Ao decidir a quantidade de assentos, é mais fácil escolher quantos sofás e poltronas você precisará. O ambiente consegue acomodar um ou mais sofás de dois ou três lugares? Quantas poltronas você pode usar? Há espaço também para uma mesa de centro e uma mesa lateral? Preste muito atenção à relação entre as medidas dos móveis e as medidas do ambiente.

salas decoradas

Outras dicas legais de salas decoradas

É saber como dispor os móveis. Comece sempre pelo maior e neste caso, mais importante móvel da sala: o sofá. Em seguida acomode as poltronas. Uma sugestão para manter o equilíbrio é colocar um sofá de três lugares e duas poltronas em frente ao sofá. Entre esses móveis, você pode optar por uma mesa de centro.

Os sofás e as poltronas não devem estar a uma distância maior que dois metros. É importante a proximidade para manter uma boa relação e facilitar o diálogo com os familiares e amigos que se reunirão nesta sala. Lembre-se também de deixar um espaço para circulação: nada mais incomodo que esbarrar nas quinas dos móveis.

sala pequena decorada

Agora você já tem uma ideia da quantidade de móveis que precisará para decorar sua sala, o terceiro passo é: como escolher estes móveis?

Os móveis acima de tudo precisam ser resistentes, duráveis e confortáveis. Seja qual for a função que você espera de sua sala – um local para descanso, leitura ou receber amigos – você precisa de muito conforto. A decoração precisa ter a sua cara, não tenha receio de misturar estilos, cores ou texturas. Dê personalidade à decoração de sua sala.

Use plantas na decoração

Para estimular os sentidos e tornar o ambiente mais alegre é adicionar cores e texturas à decoração de sua sala. Você também pode optar por dar um charme à sua decoração adicionando almofadas e mantas estampadas e coloridas.

Vasos de plantas e flores também são super bem vindos e combinam perfeitamente com qualquer ambiente.

sala decorada 01

Decorando com plantas ornamentais

Plantas ornamentais

Entre as opções de plantas ornamentais para utilizar em cachepots sugerimos Raphis ou Clusia. A Raphis é uma elegante palmeira, muito utilizada na decoração de interiores. Esta palmeira apresenta múltiplos caules, semelhantes ao bambu, revestidos com uma fibra rústica e marrom. A Clúsia apresenta folhas rígidas, brilhantes em forma de gota e suas flores são pequenas e brancas. Ela tem uma característica inédita: pertence ao único gênero de plantas conhecido capaz de absorver gás carbônico durante a noite.

Seja qual for o tipo de planta escolhida, lembre-se sempre dos cuidados necessários: regar os vasos de plantas e podar as folhas secas são essenciais.

Agora você já sabe como escolher e planejar a disposição dos móveis para sua sala, fique à vontade para inovar. Seja qual for o seu estilo para decoração, sempre use e abuse de sua criatividade e seja feliz !!!

Alguns videos de salas decoradas

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (329 votos, Média: 4,76 de 5)

5 Comentários

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!