Sintomas da Sinusite

Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos.  Dentre as causas da sinusite, uma das mais comuns é em decorrência de alterações anatômicas na face, que podem impedir a drenagem da secreção, além de processos alérgicos, que provocam inflamação das mucosas e facilitam a instalação de germes oportunistas, levando ao problema.

A sinusite pode ser adquirida também após infecção viral, inflamação de origem alérgica ou por poluentes, onde a mucosa da região nasal aumenta de volume e obstrui a comunicação destas cavidades com as fossas nasais.O diagnóstico é feito através da história que o paciente relata, exame físico da região e de exames radiológicos eventualmente necessários.

As sinusites mais recorrentes podem ser divididas em agudas e crônicas. Na sinusite aguda, os principais sintomas costumam ser, dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal). A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.

Na sinusite crônica, Os sintomas são os mesmos da aguda, contudo, podem variar bastante de intensidade. A dor nos seios da face e a febre podem estar ausentes. A tosse costuma ser o sintoma preponderante. É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse. Acessos de tosse são particularmente freqüentes pela manhã, ao levantar, e diminuem de intensidade, chegando mesmo a desaparecer, no decorrer do dia.

Por Malanny Serejo / Fonte: drauzio varella/abc da saude.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário