Sintomas de Gordura no Fígado

 

Gordura no fígado – o que é e quais são os sintomas?

A gordura no fígado não chega a ser considerada uma doença, mas sim um problema de saúde, uma patologia. Podemos dizer que a gordura no fígado é também chamada de infiltração, um termo mais adequado. Este problema pode ser causado por vários fatores, entre eles alguns compostos químicos, distúrbios nutricionais e endócrinos, além de fatores genéticos.

Dentre estas composições químicas, as que podem causar a gordura no fígado são a tetraciclina, metotrexato, ácido valpróico, cortisona, tetracloreto de carbono e, os mais comum de todos, o álcool. A inflamação do fígado pode vir acompanhada de outros sintomas, como a febre, fadiga e icterícia. Outras causas comuns são desnutrição e obesidade.

Principais sintomas da infiltração de gordura no fígado:

Entre os principais sintomas da gordura no fígado estão a falta de apetite, dor abdominal do lado direito, barriga inchada, cor amarelada nos olhos e pele, cansaço, dor de cabeça, enjôos e vômito. De todos, o primeiro sintoma a se apresentar é a ausência de apetite. Após, é comum irem surgindo outros indícios do problema.

Outras causas e relações:

A gordura no fígado pode ter origem endócrina, como em problemas relacionados à diabetes, colesterol e fígado gorduroso na gestação. Neste último caso, a infiltração de gordura no órgão pode acabar ocasionando um parto prematuro ou a interrupção da gravidez.

 

Por Ingrid de Castro.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário