Sintomas do Déficit de Atenção

 

Características e tratamentos do Transtorno de Déficit de Atenção

O déficit de atenção e hiperatividade é um transtorno bastante comum, mas que ainda gera dúvidas e precisa ser melhor estudado. O TDAH atinge principalmente crianças, que quando não recebem o tratamento correto, tendem a levar o problema para a vida adulta. São vários os sintomas, entre eles a falta de atenção e excesso de impulsividade.

Segundo uma pesquisa realizada há mais de um ano, cerca de 5% das crianças no Brasil são diagnosticadas com o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Destas, entre 60% e 85% mantém o problema ainda na fase adolescente, por isso é muito importante levar em consideração os sintomas e iniciar os tratamentos em seguida.

Nas crianças é bastante comum notar o transtorno através do desempenho escolar, geralmente pelas notas baixas e possíveis reprovações. Elas são resultado da falta de atenção durante as aulas, muitas vezes por impaciência do aluno. A desorganização também é um ponto do TDAH que pode trazer problemas e prejuízos para a vida desta criança.

É preciso levar em consideração a diferença que há entre uma criança saudável, porém travessa que não está prestando atenção na aula e uma com TDAH. Os pacientes de TDAH podem se distrair com movimentos, barulhos externos e pensamentos. Também é comum serem impacientes a ponto de largarem atividades pela metade, perderem objetos facilmente, esquecerem de algo que recém lhes foi dito e outros. Algumas vezes as crianças com o transtorno até sabem a matéria da prova, por exemplo, mas por distração acabam errando a resposta.

Para tratar o transtorno é preciso procurar o auxílio de um psicólogo e psiquiatra. O uso de medicamentos é associado a psicoterapia.

 

Por Ingrid de Castro.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário