Sonambulismo – Mitos e Verdades

 

Sonambulismo – conheço os mitos e verdades

 

O sonambulismo é um problema de alteração de comportamento durante o sono, também chamado de parassonia. Durante a noite, as pessoas que sofrem de sonambulismo tendem a sentar-se na cama, levantar e andar pela casa, muitas vezes até saem para rua sem perceber. A sua causa ainda não está totalmente esclarecida, mas especula-se que haja uma ligação com a genética, isto é, filhos de pais sonâmbulos provavelmente também desenvolverão o problema.

 

Como este é um distúrbio um tanto misterioso ainda, muitas pessoas têm dúvidas de como lidar com aquelas que sofrem com o sonambulismo. Com isto, muitos mitos também acabam sendo levados em consideração, como a questão que envolve o despertar de um sonâmbulo. Veja o que é realmente verdade e o que é mito:

 

Sonambulismo é genético?

VERDADE – Estudos mostram que filhos de pais sonâmbulos também costumam apresentar o distúrbio.

 

É perigoso acordar o sonâmbulo?

MITO – Não há nenhum risco nem perigo em acordá-lo, ele apenas pode se sentir mais cansado por algum tempo. É preciso apenas calma, pois ele pode tomar um susto. O melhor é na acordá-lo, pois geralmente uma crise dura somente cerca de 5 minutos.

 

Eles andam com a mão para a frente?

VERDADE – Com os olhos fechados, o sonâmbulo tem impulso de defesa e apalpa o que vem pela frente.

 

Estão sempre de olhos fechados?

MITO – Há casos de sonâmbulos que, embora estejam dormindo, permanecem com os olhos abertos. Isso varia muito de pessoa para pessoa.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário