Temperos e Condimentos Que Substituem o Sal

Conheça os temperos que podem substituir o sal nas comidas

Pode ser que algumas pessoas ainda não saibam disso, mas o fato é que o sal é um dos grandes vilões da nossa saúde e está presente em praticamente todos os pratos salgados e até em alguns doces, especialmente aqueles feitos com massas. Consumimos quantidades muitos grandes que nos fazer reter líquido e até aumentar a pressão arterial sem nem perceber. No entanto, é possível trocá-lo por alguns temperos e garantir uma alimentação mais saudável.

Orégano – dá um toque especial a molhos, omeletes, saladas e pratos que contenham tomates. Excelente antifúngico.

Alecrim – erva aromática, combina com legumes, sopas, arroz e omeletes, perfumando o prato e a cozinha. Melhora a digestão.

Açafrão – além de proporcionar um sabor agradável, deixa o prato mais colorido. Fonte de curcumina, um potente antioxidante, que atua na prevenção contra doenças cardiovasculares e câncer.

Louro – muito utilizado em sopas e feijão. Ajuda a aliviar flatulência.

Alho e cebola – temperos básicos para todos os pratos. Fontes de alicina e gama-glutamilcisteína, de ação antioxidante, previnem contra câncer, reduzem o colesterol, a pressão arterial, combatem fungos e bactérias, fortalecem o sistema imunológico.

Gengibre – com sabor adocicado e picante, pode ser utilizado em pratos doces e salgados, além de poder ser adicionado a sucos. Utilizado contra enjôos e dores de cabeça. É um alimento termogênico, aumentando a temperatura do corpo, fazendo com que ocorra mais gasto de energia.

Manjericão – utilizado em diversos pratos, dá um toque especial em molhos de tomate, tortas e saladas. É digestivo, diurético, fortificante e antigripal.

Salsa – desidratada ou fresca, confere aos pratos um sabor leve e agradável. Possui grandes quantidades de bioflavonóides e monoterpenos, substâncias anticancerígenas.

 

 

Por Ingrid de Castro.

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