Tender Califórniana com Chutney Abacaxí

Ingredientes

1 kg de tender
1/4 de xícara (chá) de mel
1 xícara (chá) de suco de laranja
1 xícara (chá) de vinho branco
1 lata de abacaxi em calda
6 colheres (sopa) de calda de abacaxi
Flor comestível e alecrim, o quanto baste para decorar
Cravo-da-índia, o quanto baste para decorar

Chutney de Abacaxi

1/2 porção de chutney de abacaxi
1/3 de xícara (chá) de mel
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 cebola roxa picada
1 dente de alho picado
1/2 colher (café) de pimenta vermelha picada
1 colher (chá) de gengibre ralado
3/4 de xícara (chá) de açúcar mascavo
1/2 colher (chá) de curry em pó.
Suco de 1 limão tamanho grande
1/2 pimentão vermelho picado
1/2 pimentão verde picado
2 maçãs sem casca cortada em cubinhos
1 abacaxi cortado em cubinhos
1/2 xícara (chá) de uva-passa
1 pitada de sal

Modo de preparo

Coloque o suco de laranja, o vinho branco e a calda de abacaxi num recipiente. Acrescente o tender, cubra com filme plástico e leve à geladeira. Deixe marinar por, no mínimo, 12 h. Retire o tender da marinada e coloque numa assadeira. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno pre-aquecido por 20 min. Retire a assadeira do forno.
Despreze o papel-alumínio do tender e besunte toda a sua superfície com o mel. Leve o tender de volta ao forno e deixe por mais 20 min, regando a cada 3 min com o líquido da marinada, ou até que a sua superfície fique dourada. Retire o tender do forno e faça alguns cortes, com uma faca afiada, na sua superfície, formando losangos.
Espete um cravo na ponta de cada losango. Coloque o tender no centro de um prato e distribua as rodelas de abacaxi ao seu redor. Coloque uma flor dentro de cada fatia de abacaxi. Enfeite com os raminhos de alecrim e sirva a seguir.
Chutney: Primeiro corte a cebola roxa, o dente de alho e a pimenta vermelha. Depois, rale o gengibre, esprema o limão, pique os pimentões, descasque e pique o abacaxi e as maçãs. Em seguida, numa panela com manteiga, doure a cebola, o alho, a pimenta e o gengibre. Depois, acrescente o curry e o suco de limão. Acrescente, em seguida, as maçãs, o abacaxi, os pimentões e o açúcar mascavo.
Misture bem e continue cozinhando com a panela tampada por cerca de 5 min, em fogo brando. Adicione o sal e a uva-passa e deixe cozinhando, mexendo de vez em quando, até que todo o líquido tenha evaporado definitivamente. Em seguida, retire o líquido do fogo, deixe esfriar e sirva em temperatura ambiente. Recomenda-se servir no Natal com tender.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário