Teste da Orelhinha – Onde Fazer

Atualizado em:

teste orelhinha Teste da Orelhinha   Onde Fazer

O teste da orelhinha é fundamental para a avaliação da saúde do seu bebê , assim como o teste do pezinho. O teste da orelhinha é o teste auditivo do recém nascido, ele é o método mais eficaz para constatar problemas auditivos e passou ser obrigatório por lei e deve ser realizado gratuitamente em todos os hospitais e maternidades do Brasil.

O exame é chamado de Emissões Otoacústicas Evocadas, conhecido popularmente como “teste da orelhinha”. O objetivo do exame é verificar de forma precoce, possíveis problemas de audição nos bebês.É fundamental que o teste da orelhinha seja  feito após 48horas do nascimento do bebê, para evitar que secreções próprias do líquido amniótico (líquido que envolve o feto no período gestacional) alterem os resultados. Sendo assim, é essencial que o teste da orelhinha seja feito nos primeiros 6 meses de vida da criança.


O teste da orelhinha é um exame bem simples e não precisa nem de anestesia, o bebê pode até mamar ou dormir enquanto é examinado. O exame é feito por meio de uma pequena sonda que é introduzida no ouvido da criança. O aparelho emite e capta sons caso haja uma resposta da cóclea, que é uma parte do órgão responsável por transformar as vibrações sonoras em impulsos nervosos, que são encaminhados ao cérebro. O exame dura em torno de 10 minutos e é indolor e não machuca o bebê.

Através desse teste, que deve ser feito por um otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo, é detectado se a audição existe ou não na criança. Se, o resultado for negativo, é necessário realizar outros testes para avaliar o grau e as causas do problema, como também o tratamento mais indicado para a criança.

Revisado por: em .

Um comentário

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!