Tipos de esfoliantes para cuidar da sua pele

Conheça os tipos de esfoliantes para cuidar da sua pele

Tipos de Esfoliação para Pele 1

A esfoliação é um procedimento que causa uma microabrasão, isto é, um polimento sobre a pele, resultado na remoção de células mortas. O processo faz com que a camada mais superficial da pele seja removida, reduzindo também o manto lipídico, que é o responsável pela oleosidade natural da pele. O que muitas pessoas não sabem é quem nem todas as peles podem receber a esfoliação e que existem tipos diferentes desse procedimento. Confira:

O processo da esfoliação da pele pode ser feito de algumas maneiras diferentes, sendo a mais comum feita com os esfoliantes industrializados, que geralmente estão disponíveis em forma de creme ou gel com esferas e grãos esfoliantes, alguns mais suaves, outros mais concentrados. Além disso, também existem os esfoliantes naturais, que podem ser feitos com açúcar, aveia, mel ou fubá.

É importante ressaltar que nem todo tipo de pele necessita de esfoliação, já que esse é um procedimento bastante indicado para remover a oleosidade do rosto, portanto, se a sua pele já é seca, esse pode não ser o melhor tratamento para ela. Além das peles secas, as peles sensíveis também precisam de muita atenção quando forem receber esse tipo de produto. É preferível usar fórmulas mais leves, como as versões em gel, que agridem menos a pele.

As fórmulas de esfoliante caseiras costumam ser mais leves e menos agressivas, até porque não contêm nenhum item químico. Se você quer algo mais suave e não muito abrasivo, uma das várias receitinhas caseiras que existem por aí pode ser uma boa opção para você.

Ainda é preciso ressaltar que o próprio produto já é o responsável pela ação esfoliante, por isso a pessoa não precisa empregar força aos movimentos enquanto aplicar o item sobre a pele. A esfoliação com muita força pode até causar lesões na pele e garantir um resultado diferente do esperado. Se você deseja uma boa limpeza da pele, existem algun aparelhos eletrônicos com ponteiras giratórias que podem ser trocadas, sendo elas esponjas, escovas e outros acessórios para cuidados com a pele. Mas tudo isso pode ser facilmente substituído por uma bucha vegetal ou escova facial comum.

Para saber qual é o tipo de esfoliação mais indicado para o seu tipo de pele a melhor coisa é consultar um dermatologista, pois apenas este profissional poderá saber aquilo que o seu tipo de cútis necessita. Portanto, antes de sair experimentando vários tipos de tratamentos, busque uma opinião profissional e concreta.

 

Por Íngrid de Castro

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário