Tratamento Para Sinusite

A Sinusite é uma doença com base inflamatória e infecciosa que acomete as cavidades existentes ao redor do nariz; Revestidas por uma mucosa que necessita ventilação para a manutenção da normalidade na região. As cavidades para-nasais (em volta do nariz) possuem grande proximidade com as estruturas das órbitas (olhos), dentes e do cérebro. Onde uma sinusite pode levar a complicações sérias nestas regiões vizinhas.

A sinusite comumente se adquire após infecção viral, inflamação de origem alérgica ou por poluentes, a mucosa da região nasal aumenta de volume e obstrui a comunicação destas cavidades com as fossas nasais. Esta obstrução acarreta o início da colonização por germes e fungos que estão presentes na região, mas não encontravam condições favoráveis ao seu crescimento.

A doença pode gerar sensação de “peso na face”, corrimento nasal, dores de cabeça, sensação de mau cheiro oriunda do nariz ou da boca e obstrução nasal com eventuais espirros. Quem vive em regiões frias ou com grandes variações climáticas ao longo dos dias ou meses, está predisposto a ter mais crises e devem tomar cuidados mais intensos pela propensão maior da doença.

O diagnóstico é feito através da história que o paciente relata, exame físico da região e de exames radiológicos eventualmente necessários. Para uma consulta mais eficiente e que traga resultados satisfatórios, veja algumas perguntas que você pode fazer ao seu médico:

-A minha sinusite tem cura?

-Se ela retorna freqüentemente não seria necessário combater os fatores predisponentes?

-Quais as repercussões a médio e longo prazo de uma sinusite mal tratada?

Normalmente, o tratamento da sinusite é feito a base de analgésicos, medicamentos para melhorar a permeabilidade nasal e antibióticos específicos aos germes que forem encontrados na região. Trata-se também com medicamentos antifúngicos as infecções fúngicas sinusais.

 

Por Malanny Serejo

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário