Tudo Sobre Abdominoplastia – Cirurgia Plástica

Cirurgia de reconstrução da forma abdominal

A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que tem por objetivo fazer pequenas ou grandes correções na parede abdominal. Esta região do corpo é formada por várias camadas, a primeira delas e mais grossa, conhecida como subcutânea, constituída praticamente por gordura. Abaixo dela há mais três camadas de tecidos musculares, os responsáveis pelos movimentos de contração do abdômen.

Alguns motivos para que se faça a cirurgia surgem  logo após uma gestação. Devido ao aumento intra-abdominal para o acolhimento do feto, é possível ocorrer a dilatação da chamada linha média, localizada abaixo do umbigo. Ela separa as massas musculares do lado esquerdo e do direito. Com isto, podem surgir hérnias, ou seja, fragilidades nos músculos da barriga, possibilitando o espalhamento de partes dos intestinos para fora da cavidade. Estas modificações internas aparecem no exterior do abdômen e podem ser mais ou menos volumosas. Gestações consecutivas são fatores que influenciam muito no aparecimento do problema.

A cirurgia é realizada mais ou menos como uma cesariana. É feita uma incisão mais longa, permitindo um descolamento de toda parte inferior e lateral do abdômen, assim é possível examinar a área e fazer as correções necessárias. Feito isso é fechada a parede e recolocada a cicatriz umbilical na região correta.

Após o procedimento, o paciente deve ficar hospitalizado, em geral, dois ou três dias. Nas primeiras semanas devem-se evitar esforços. Com o  passar do tempo a pessoa volta às atividades normalmente.

 

Por Íngrid de Castro

 

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

1 Comentário

Deixe um comentário