Tudo Sobre Melasmas – Manchas de Gravidez

Manchas de pele na gravidez

A gravidez é um período em que o corpo da mulher sofre muitas modificações, podendo deixar marcas para a vida toda. São muitas as preocupações de uma gestante e, assim também são os problemas que podem se manifestarem durante os nove meses. O ganho de peso, a queda de cabelo, as estrias devido ao crescimento da barriga e seios e outro não menos importante, bem pelo contrário, essa é uma das questões mais preocupantes durante a gestação, as manchas na pele.

As chamadas “melasmas”, são as manchas amarronzadas que podem surgir naturalmente na futura mamãe durante o período dos nove meses. O problema se trata basicamente de uma hiperpigmentação da pele, ela é causada pelas alterações hormonais. O principal causador dessas manchas é o hormônio estrógeno, ele é o responsável pela gravidez e pode desenvolver uma maior sensibilidade à luz solar.

As manchas em tom de marrom aparecem, geralmente, nas bochechas, nariz, testa, lábios, braços, colo e braços. Ainda é possível que a barriga ganhe algumas manchas, o principal caso é aquele risco vertical que vai do umbigo em direção à região da vagina. Essas manchas derivam da exposição solar e também da genética. É preciso ter muito cuidado com a pele, usando protetor solar no corpo todo, mesmo nos dias nublados.

Essas manchas quando superficiais podem ser removidas com alguns tratamentos após a gestação. No entanto, caso elas tenham sido mais profundas e estejam na derme, segunda camada da pele, o processo é mais dificultado e é possível que não se consiga removê-las com excelência.

A melhor coisa a fazer é prevenir-se sempre.

 

Por Ingrid de Castro.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário