Tudo sobre Vasectomia

Atualizado em:

1 vasectomia Tudo sobre Vasectomia

Tudo sobre vasectomia

A vasectomia é um procedimento cirúrgico que impossibilita os homens de terem filhos. Trata-se da retirada de um fragmento de cada um dos dois canais que levam os espermatozóides dos testículos ao pênis. Em poucos meses o sêmen é desprovido de espermatozóides. A capacidade de ereção e atividade sexual não são alteradas.

Este procedimento, na maioria das vezes, é irreversível. A vasectomia é um doa meios mais confiáveis de controle da natalidade. Caso decida que este é o melhor meio de proteger-se de ter filhos, consulte um médico urologista.

O procedimento cirúrgico não necessita que o paciente seja internado, ele dura entre 15 e 20 minutos e pode ser feito no próprio consultório médico. É aplicada uma anestesia em dois locais dos sacos escrotais e feito um pequeno corte na lateral de cada um. É retirado o fragmento e feita uma amarração que impede a recanalização.

Após a cirurgia, é possível que o paciente sinta um pouco de dor no local por três ou quatro dias. A área ao redor do corte pode inchar e a pele ficar um pouco escurecida. Colocar uma bolsa de gelo sobre o local após a operação pode diminuir os sintomas.

A ingestão de analgésicos pode ajudar a conter a dor. Mais ou menos uma semana após a cirurgia já é possível manter relações sexuais, dependendo de sua disposição. No entanto, é obrigatório o uso de preservativos ou outros métodos contraceptivos nos próximos meses, até que se esgotem os espermatozóides ainda reservados. Antes de abandonar o uso do preservativo é necessário fazer um espermograma para ter certeza de que o procedimento teve o resultado esperado.

 

 

Por Ingrid de Castro

Revisado por: em .

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!