Unha Encravada – Tratamento

A unha encravada quando uma de suas pontas enterra na pele ao seu redor. Isto acontece porque a pele forma uma barreira ao seu crescimento e, como a unha não pára de crescer e é mais dura, ela penetra na pele causando dor e inflamação.

O maior vilão no aparecimento da unha encravada é o hábito errado de se cortar os cantos das unhas. Isto causa a formação de uma ponta na extremidade cortada e permite que, com o peso do corpo, a pele que antes estava embaixo da unha, se projete para cima e entre na frente da mesma. Com o crescimento, a unha encrava neste local.

Muitos homens e mulheres notam o aparecimento da unha encrava quando fazem o uso de sapatos de pontas finas .Já Em crianças recém-nascidas, o uso de macacões com pés fechados também podem ocasionar o problema se não forem bem folgados.

Os dedos mais atingidos são os dos pés, principalmente os “dedões” e as unhas encravam quase sempre pelos cantos. O quadro se inicia com dor local que vai aumentando de intensidade e pode se tornar insuportável. A pele ao redor da unha fica inflamada, inchada e avermelhada, podendo haver eliminação de pus .

Tratamento da unha encravada

Para evitar que as unhas encravem, nunca as corte pelos cantos, mantendo sempre as pontas livres. As unhas dos pés devem ser cortadas sempre retas. Evite tambem cortar as unhas curtas demais. Nunca use calçados apertados.

O tratamento varia de acordo com a intensidade de cada caso. Desde medidas simples, como o afastamento da pele inflamada por um chumaço de algodão até procedimentos cirúrgicos. Em caso de infecção secundária, pode ser necessário o uso de antibióticos de uso local ou via oral. O tratamento ideal para a unha encravada deve ser determinado sempre pelo dermatologista.

Confira algumas dicas que podem ajudar no tratamento de unha encravada:

Coloque o pé de molho em uma bacia com água morna e sabão neutro durante 10 a 15 minutos, faça esse procedimento três vezes ao dia.

Levante o canto da unha delicadamente e coloque um pequeno pedaço de algodão embebido em solução anti-séptica ou antibiótico tópico embaixo do canto da unha.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário