Uroginecologia – o que é?

Muito tem se ouvido falar em Uroginecologia atualmente e poucas pessoas sabem realmente do que se trata . A uroginecologia não é apenas a urologia feminina, ou urologia da mulher. A uroginecologia é uma subespecialidade médica mais abrangente, que procura relacionar o trato uroginecológico e suas estruturas adjacentes como um todo. incluindo útero, vagina e reto.

Seu objetivo é diagnosticar, prevenir e tratar enfermidades como cistite, incontinência urinária, “bexiga baixa”entre outros, que não podem ser resolvidas pelo ginecologista comum. A Fisioterapia Uroginecológica é um campo de recente atuação dos fisioterapeutas, onde desenvolvem trabalhos preventivos e reabilitadores nas áreas de gestação e pós-parto, visando à melhoria nas condições físicas da mulher.

Com o objetivo de prevenir e tratar as disfunções urogenitais e anorretais, educar e informar a respeito dos sintomas, e estimular bons hábitos de vida.

O tratamento em gestantes, só pode ser realizado a partir do 5º mês onde contribui para o fortalecimento da musculatura pélvica e assim pode evitar a incontinência urinária e até a episiotomia (incisão na região do períneo).

A grande vantagem dessa área de atuação é a simplicidade como o tratamento pode ser realizado e a capacidade da população em geral poder realizar a prevenção, como por exemplo, um simples movimentos de “contrai e relaxa” da musculatura pélvica.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

1 Comentário

Deixe um comentário