Vasinhos nas Pernas Tratamentos Indicados

Escleroterapia e cirurgia de varizes

As varizes atormentam muitas mulheres e também alguns homens. O inchaço das veias, geralmente nos membros inferiores, é um incômodo que vai além da estética. É um problema sério e merece atenção. A sua causa é desconhecida, entretanto, é transmitida geneticamente. Não é possível curá-las totalmente, mas sim tratar as já existentes. Para aquelas pessoas que não as possuem, é essencial tomar todos os cuidados preventivos.

Alguns fatos podem ser desencadeadores das varizes, como a gravidez, a obesidade, o sedentarismo, o uso de medicamentos anticoncepcionais e repositores hormonais. Para se prevenir, pratique exercícios físicos que ativem as pernas; evite roupas muito apertadas nas panturrilhas; evite a exposição excessiva ao sol e fontes de calor; mantenha uma alimentação saudável, fazendo uso moderado de sal e descanse, sempre que possível, com as pernas elevadas por alguns minutos.

Quando já se tem a doença, é preciso seguir corretamente os tratamentos indicados por um médico angiologista. De acordo com a situação em que se encontram as varizes, este especialista decidirá qual o procedimento mais adequado. As veias mais grossas, com inchaços significativos, somente podem ser tratadas por meio da cirurgia. São feitos exames clínicos ou ultra-sonografia para identificar o estado das veias. Logo depois, o cirurgião faz um desenho sobre elas, o qual será seguido durante o processo cirúrgico.

Em alguns casos o paciente nem precisa ser internado, porém quando há esta obrigação, o prazo é de apenas um dia. Em casos mais simples, apenas a aplicação de injeções com remédios, diretamente na veia doente. Essa é a chamada técnica escleroterapia.

 

Por Ingrid de Castro.

Deixe um comentário