Veludo Cotelê – Tendência da Moda

As peças confeccionadas em veludo cotelê invadiram as lojas internacionais, como a Zara, Guess, Forever 21 e H&M, especialmente as de Nova York, onde a tendência já virou febre e promete ser hit também nesse inverno 2011/2012. Tecido chave da estação, o veludo cotelê pode ser encontrado em blusas, shorts, casacos, vestidos, calças, coletes, blazers e jaquetas.

Com referências retrô, mais exatamente da década de 70 e 80, o veludo cotelê confere às produções muito mais elegância, mas sem perder a característica casual que define o tecido.

O tecido é, na verdade, uma variação menos tradicional do clássico veludo, mas feito de algodão com um toque a mais, as conhecidas como “estrias”, que são aqueles risquinhos encontrados na superfície da peça, que podem ser mais largos ou mais finos. Eles são responsáveis, junto com o brilho fosco do veludo, por darem ar mais básico e rústico ao tecido.

O veludo cotelê pode ser encontrado em diversas cores, como verde, vinho, rosa, bege, preto, vermelho, laranja, marrom e roxo. A cartela de cores é bem extensa e ele permite a composição de inúmeras produções, além de poder ser usado tanto em climas frios como nos dias mais frescos do verão.

Sofisticado, o cotelê, mesmo com cara de descolado, confere ao visual um toque de alfaiataria por ter caimento estruturado, encorpado e ao mesmo tempo também ser alinhado. Efeito esse, que se deve às linhas verticais encontradas no tecido, que ajudam a alongar a silhueta. Além de ser volumoso, eficiente para equecer com elegância nos dias de inverno.

Nos anos 70 e 80, o veludo cotelê podia ser encontrado com mais frequência apenas em calças. Diferente dos dias atuais, onde ele marca presença em quase todas as peças do guarda-roupa. Principalmente como look total, em terninhos, sobretudos e trenchcoats. O veludo cotelê pode ser combinado, desde com peças básicas, como regatas e blusas algodão e jeans, à peças mais requintadas e elegantes de alfaitaria e tecidos como a seda.

Confira abaixo algumas fotos de modelos em veludo cotetê:

Por Malanny Serejo

Deixe um comentário