10 Dicas para Emagrecer com Saúde

Para emagrecer com saúde, sem comprometer o organismo, é preciso, antes de tudo, realizar alguns ajustes no estilo de vida bem como na alimentação diária. O que requer, basicamente, se reeducar na forma como escolhe os escolhe os alimentos que vai ingerir e buscar a prática de exercícios físicos sempre que possível, ao menos três vezes por semana.

Uma boa alimentação deve contribuir para o nosso bem-estar e possibilitar máxima saúde, isto é, deve manter o peso dentro de valores aceitáveis e estimular o organismo a defender-se de doenças. Deve, ainda, ser repartida ao longo do dia e ser equilibrada, do ponto de vista energético, fornecer a quantidade de água indispensável à vida e respeitar as proporções sugeridas pela Pirâmide dos Alimentos.

Leia Também  As 15 peças em couro que merecem espaço no seu armário

Deve também fornecer todos os nutrientes necessários ao organismo (nutrientes energéticos, vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes) e servir-se de formas culinárias apropriadas, que permitam tirar um maior proveito dos alimentos, pré-digerindo-os e melhorando o seu sabor e textura.

Para emagrecer com saúde, Um Plano Alimentar certo deve ser equilibrado do ponto de vista calórico. Exemplificando: 30% da energia deve vir das gorduras, 55% dos hidratos de carbono e 15% das proteínas.

O mais indicado é fazer três refeições principais (pequeno-almoço, almoço e jantar) e mais duas ou três pequenas refeições, além de Em jeito de resumo, podemos concluir que devemos preferir quantidades apreciáveis de legumes e hortaliças , bebidas sem calorias (água, chá, cevada), quantidades suficientes de alimentos ricos em hidratos de carbono (batata, arroz, massa, pão, grão, feijão,…) e fruta, carnes e peixes e reduzida quantidade de alimentos ricos em gordura (óleos, manteiga e margarinas, bolos, bolachas, queijos, enchidos, patés, certos molhos,…) e doces.

Aprenda, abaixo, 10 de como emagrecer com saúde:

Leia Também  Como passar roupa sem usar o ferro

1 – Faça de 5 a 6 refeições por dia.
2 – Frutas na sobremesa e nos lanches.
3 – Coma verduras e legumes no almoço e no jantar.
4 – A porção de carne deve ser do tamanho da palma da mão.
5 – Troque a gordura animal por vegetal e consuma com moderação.
6 – Modere nos açúcares e nos doces.
7 – Diminua o sal e os alimentos ricos em sódio.
8 – Consuma leite ou derivados na quantidade recomendada.
9 – Consuma pelo menos 1 porção de cereal integral.
10 – Coma uma porção de leguminosas por dia.

 

Por Malanny Serejo

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!