8 Dicas de Como planejar uma viagem perfeita

Como planejar uma viagem

 Como planejar uma viagem. O fim de ano esta chegando e começam as férias de muitas pessoas, e para planejar uma viagem longa é preciso tomar certos cuidados para que tudo corra bem, principalmente sem excursões em grupo por roteiros pré-programados. Planejar sozinho a viagem de férias não é assim tão complicado quanto parece ser, e o melhor de tudo pode sair mais barato quando você se organiza antecipadamente e dispensa o serviço de uma agência especializada.

Como planejar uma viagem

1. Trace o perfil de sua viagem

A primeira etapa consiste em definir quantos dias livres você tem, qual ou quais lugares deseja conhecer e qual é o seu estilo.

5

2. Compre as passagens

Faça uma boa busca no preço das passagens que podem variar bastante de Cia para Cia, mas os sites intermediários são uma mão na roda. Atitude Travel, Atrapalo e Decolar.com são ótimos para pesquisar preços e roteiros. Outra dica é se inscrever na newsletter das low-cost [companhias aéreas de baixo custo] para receber avisos de promoções.” Se ainda assim estiver confuso, acesse o site Hipmunk, que gera um gráfico bem organizado com os voos disponíveis.

4

3. Escolha sua hospedagem e faça a reserva

Consulte antecipadamente alguns sites intermediários como por exemplo : Hoteis.com, Booking.com,que sugerem resorts quando o passeio é com toda a família ou com filhos pequenos. Para quem vai viajar sozinho e quer economizar mais, o albergue pode ser uma opção interessante. Se a ideia de dividir o quarto com vários desconhecidos não agradar, não há problema: hoje, vários hotéis oferecem a opção de quartos para duas pessoas ou individuais — alguns, inclusive, têm banheiro.

3

4. Cheque documentos exigidos e reservas

Para não sofrer com surpresas desagradáveis,certifique-se de que está tudo em dia com passaporte, visto e demais documentos, conforme a necessidade. E não se esqueça dos comprovantes de passagem e de hotel. Ligue sempre alguns dias antes para confirmar e evitar qualquer problema na reserva,

2

5. Dinheiro no bolso

Nunca deixe para trocar dinheiro na última hora, a taxa de câmbio varia muito,cheque se seus cartões — sim, leve mais de um que permitam saques no exterior. A dica é levar uma quantia pequena em notas e fazer os saques lá através dos cartões internacionais, assim não é necessário andar com um bolo de notas. O cartão pré-pago também é interessante, principalmente após o aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

6

6. Transporte

Táxi, metrô, ônibus ou trem. Veja qual é a melhor forma de ir do aeroporto ao lugar onde ficará hospedado. Há quem prefira alugar carro — em cidades com vasta malha metroviárias, como Nova York, não vale a pena. Para economizar, é possível fazer isso ainda no Brasil. Normalmente, a tarifa é de 20% a 30% menor quando você faz a reserva daqui. Lembre-se de que, quanto mais dias de aluguel, menor a diária.

8

7. Defina o seu roteiro

Não é necessário planejar cada segundo da viagem, mas ter ideia dos lugares e atrações que deseja conferir ajuda a ganhar tempo. Você inclusive pode comprar alguns ingressos pela internet, o que costuma ser mais barato e rápido, afinal, você não enfrentará filas.

7

8. Estude a cultura local

Como não terá nenhum agente de viagem ao seu lado, é bom se informar sobre as regras e costumes do país. Em Singapura, por exemplo, é proibido mascar chiclete na rua. Na Espanha e na Itália, alguns estabelecimentos fecham na tão famosa e nada lendária siesta. Em Nova York, você pode ser multado se ingerir bebidas alcoólicas na rua.

9

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.