Alergia a Esmalte de Unhas Sintomas

Embora o esmalte deixe nossas unhas bonitas, na moda e ajudar no fortalecimento e proteção diária delas, ele também é causa de alergias em algumas pessoas. O nome que se dá a elas é Dermatite de Contato ou Eczema de Contato, os seus principais causadores estão presentes na composição dos esmaltes, como o formaldeído, presente na resina do esmalte e que tem como função dar aderência e durabilidade necessária ao esmalte. Outros componentes muito alergênicos são o tolueno, um solvente da fórmula tradicional de esmaltes e a mica, um pigmento utilizado nos esmaltes cintilantes.

A alergia a esmaltes pode aparecer em todas as fases da vida, especialmente na adulta. Contudo, quem tem o problema, hoje não precisa mais abrir mão de estar sempre com as unhas pintadas e bem feitas, pois já existem no mercado esmaltes hipoalergênicos, isentos das substâncias causadoras da alergia. Ou seja, livres de tolueno, formaldeído ou mica.

Leia Também  Risqué Esmaltes 2011

Para descobrir se tem ou não alergia a esmalte de unha, o ideal é a pessoa se submeter a um teste de contato, realizado por um médico dermatologista. No exame, aplica-se uma fita nas costas da paciente contendo 35 substâncias, entre elas o formaldeído e as resinas contidas no produto. Após 48 horas a fita é retirada e, em seguida, é realizada a primeira avaliação, observando sempre se ocorreu reação alérgica e a qual substância esta reação corresponde. Uma segunda avaliação é feita após 96 horas. O resultado do teste é positivo quando no local onde foi colocada a substância, aparecer vermelhidão ou, em casos severos, bolhas.

Conheça os principais sintomas da alergia a esmaltes:

Leia Também  Como clarear as unhas amareladas

– inchaço e descamação nas pálpebras superiores, que podem ficar vermelhas devido a descamação;

– vermelhidão, coceira e lesões ao redor do pescoço, rosto, orelhas e mãos.

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!