Alimentos que combate o colesterol

1
58

Alimentos para baixar colesterol e triglicerídeos

As gorduras do sangue – os lipídios – são compostos principalmente pelo Colesterol, o HDL Colesterol (chamado de o bom colesterol), o LDL Colesterol (chamado de o mau colesterol) e os Triglicerídeos. Segundo a Associação Médica Americana, os níveis de colesterol normais se situem abaixo de 200 mg % e que o HDL Colesterol esteja acima de 35 mg %. 6 dicas para baixar o colesterol ruim e triglicerídeos

Quais são os males do colesterol alto?

O colesterol alto é um perigo para a nossa saúde! Quando isto acontece, há alteração no endotélio, a parte que recobre a parte interna das artérias e com isto outras substâncias vão sendo depositadas, causando a formação de placas, ou ateroma, que contém grande quantidade de gordura em seu interior. Assim, passará a ser exercida uma maior pressão sobre ela que poderá até a vir a causar um rompimento, podendo ocorrer então o infarto ou derrame.

Onde, colesterol acima dos níveis citados, implicam em maiores chances de ter doença cardiovascular. Os incluídos nesse grupo devem primeiro corrigir os outros fatores de risco; segundo, controlar o colesterol a cada dois anos e terceiro, basicamente, aumentar sua atividade física e modificar a dieta. Alimentos para Reduzir Colesterol Ruim

O que causa o colesterol alto?

São vários os fatores que podem contribuir para que ocorra o aumento do colesterol, podendo ser tendências genéticas que a pessoa já possua em sua família, obesidade e também a falta de atividade física. Com as modernidades do mundo atual, a falta de tempo, as facilidades oferecidas, as pessoas tendem a fazer menos atividades físicas, como resultado o colesterol acaba aumentando, e isto é um grande risco para a saúde.

Má alimentação, como por exemplo: Frituras (Coxinha, risole, batata frita, hambúrguer), Queijos amarelos (Prato, mussarela, Cheddar, gouda), Embutidos (Mortadela, salame, presunto, salame, salsicha), Produtos à base de nata (Creme de leite, chantili, manteiga e requeijão), Carnes gordas (Carnes vermelhas com gordura e pele de aves) Dieta para quem tem colesterol alto

O que fazer para baixar o colesterol?

Além de fazer atividade física diária, você pode investir em alguns alimentos que ajudam a combater o Colesterol Alto, por exemplo, o alho e a cebola ajudam neste combate por possuírem compostos sulfurados que fazem com que a pressão arterial sejam reduzidas além de impedir que o colesterol comece a grudar nas artérias.

O abacate também é muito bom, pois combate o colesterol alto, é rico em gordura monoinsaturada, o colesterol bom!

Invista também no azeite de oliva, pois ele possui ácidos graxos monoinsaturados que ajudam a combater o colesterol alto. O azeite de oliva também possui compostos que ajudam a evitar a formação das placas de gordura. Como reduzir o colesterol

Quais alimentos ajudam a baixar o colesterol?

Para ajudar, separamos alguns alimentos que auxiliam na diminuição do colesterol. Confira abaixo:

Feijão: é rico em fibra solúvel, que ajuda a levar a gordura para fora do organismo. Uma xícara por dia é suficiente.

Tomate e melancia: alimentos ricos em licopeno, pigmento que confere a cor vermelha nos alimentos, um antioxidante que combate as placas de gordura.

Abacate: rica em gordura monoinsaturada, que diminui o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL). Consuma-o com moderação, pois é altamente calórico.

Chocolate: sendo o tipo amargo e consumido com moderação (10g/dia), ajuda a reduzir o LDL pela presença de flavonoides.

Aveia: fonte de vitaminas do complexo B, vitamina E e betaglucano, que é uma fibra solúvel que remove o colesterol da corrente sanguínea.

Alho: por conter vitamina E, selênio e compostos alílicos, reduz o LDL, impedindo que a molécula gordurosa se prenda nas paredes das artérias. Evite cozinha-lo por muito tempo em altas temperaturas para não perder suas propriedades benéficas.

Cebola: contém vários compostos que ajudam a diminuir os riscos do endurecimento das artérias, capaz de levar ao infarto.

Peixes gordos: exemplo como o salmão, cavalinha, arenque, sardinha e atum são peixes ricos em ácidos graxos Omega-3. Use-os mais diminuindo o consumo de carne vermelha que é rica em gordura saturada.

Azeite de oliva: rico em gorduras monoinsaturadas, capaz de reduzir o LDL e aumentar o HDL.

Amêndoas, nozes e castanhas: fontes de selênio, vitamina E e gorduras monoinsaturadas, diminuem o LDL e aumentam HDL.

Maçã, laranja e cenoura: são ricas em fibra solúvel chamada pectina que ajuda a reduzir o colesterol.

Uvas roxas: riquíssima em flavonoides, elas ajudam a controlar o colesterol.

Outros alimentos que abaixam o colesterol

As gorduras boas: Gorduras monoinsaturadas ou poliinsaturadas, são aliadas da saúde. São bastantes encontradas nos óleos vegetais, como por exemplo: nos abacate, azeitona e nas oleaginosas, nozes, castanhas e amêndoas. As gorduras monoinsaturadas diminuem o colesterol total (HDL). As gorduras poliinsaturadas e os ácidos graxos, ômega 3 e ômega 6 encontrados nos peixes, reduzem a produção do colesterol.

Antioxidantes: São encontrados nas frutas e verduras que contenham betacaroteno e vitaminas C e E, como: (Uva, cereja, Açaí, morango, etc…). Eles evitam a oxidação do LDL, que é o formador das placas de gordura.

Álcool: O álcool também tem efeito benéfico à saúde. Uma taça de vinho ou uma lata de cerveja, mais que isso é prejudicial à saúde, mas sem exageros.

Suco de hortelã: Pesquisas comprovaram que o consumo de 2 copos de suco de hortelã por dia é muito benéfico, reduz significativamente a taxa de colesterol, ele pode não ser um dos melhores sucos, mas como resultado você terá mais qualidade de vida.

Preparo: bata no liquidificador 100 gramas de hortelã da espécie piperita, fresca em um litro de água.

Receita de Dieta para colesterol alto

Receita 1
Salada: 4 folas de alface com ½ tomate, ½ chuchu e ½ colher de azeite
Legumes: 3 colheres de batata
Carne: 1 filé grande de peixe grelhado

Receita 02
Salada: Meio molho de rúcula com 1 tomate e ½ colher de azeite
Carne: 2 filés pequenos de frango grelhado
Legumes: colheres de suflê de cenoura

Recita 03
Legumes:  1 prato de abóbora com raspas de gengibre
Carne: 1 fatia média de queijo branco

Lanches:

Lanche 01
1 xícara de chá de erva-doce ou hortelã
3 biscoitos integrais

Lanche 02
1 xícara de cappuccino light
3 biscoitos de maisena

Lanche 03
1 copo de suco de abacaxi
2 torradas integrais com 2 fatias médias de queijo branco

1 COMENTÁRIO

  1. Ter informações diariamente sobre moda (o que está na moda – sapatos, saias, vestidos, cabelo, etc)

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.