Alimentos que Aliviam a TPM

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Alimentos que melhoram a TPM

A maioria da mulheres sofrem com a TPM , e não existe nada mais irritante do que essa sensação parece que nada esta bom , fora as dores de cabeça e o mal humor insuportável .

Sem falar que o namorado ou marido acaba não entendendo porque estamos tão nervosas e acham que tudo é frescura de mulher. Mas, você sabia que alguns alimentos podem aliviar os sintomas da TPM?

Basta algumas pequenas mudanças nos hábitos alimentares para começar a sentir a diferença quando a TPM se aproximar novamente.

Alguns alimentos possibilitam o estímulo da serotonina, substância calmante que promove o bem-estar e proporciona mais ânimo sendo assim eles afastam o mal humor e aliviam a TPM.

Mais dicas para combater o TPM

Com uma dieta alimentar balanceada é possível driblar os sintomas da TPM . Alguns alimentos ajudam na redução dos sintomas da TPM e no controle da ansiedade. Uma das dicas para essa época é acrescentar mangostin ao cardápio.

Essa fruta asiática possui apenas 60 calorias a cada 100g, com ação antioxidante e que ajuda a eliminar o excesso de gordura, controlar os níveis de colesterol e a hipertensão, além de ser rica em sais minerais, fibras e vitaminas A e C.

O mangostin proporciona a sensação de saciedade e reduz o desejo por alimentos doces. Nessa fase é natural a mulher reter mais líquidos, e para diminuir esse inchaço, é indicado ingerir alimentos diuréticos, como morangos, melancia, alcachofra, aspargo, salsa e agrião.

O ideal é fazer pequenas refeições durante o dia, comer bastante frutas, verduras, carnes magras e cereais. Evite o café, chocolates ao leite e doces, e aumente o consumo de alimentos que contenham vitamina D, como queijos, iogurtes, cereais e folhas verdes.

Confira abaixo a lista dos alimentos  para os dias de TPM :

– frango, feijão, batata e banana são ricos em vitamina B6, que contribui para evitar perturbações nervosas;
– frutos do mar e castanha-do-pará trazem selênio, que diminui a ansiedade e ajuda a afastar a depressão;
– massas, cereais e pão integral são fontes de carboidrato e aumentam a energia e a disposição;
– leguminosas e nozes possuem triptofano, aminoácido que dá sensação de tranquilidade.
– Azeite: 1 collher de chá durante as refeições
– queijo de soja (tofu):à vontade
– leite de soja
– extrato de soja: misture aos alimentos
– chá de cavalinha, 3 xícaras por dia
– 2 maçãs
– lentilhas
– linhaça

Nota: O ideal é consumir esses alimentos pelo menos uma semana antes da mentruação, ou melhor inclua eles em sua rotina alimentar afinal são alimentos excelentes para o nosso organismo e só fazem bem para a saúde!

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