Alimentos Ricos em Ferro

1
3

Sintomas como: baixo desempenho no trabalho e na prática de exercícios físicos, dificuldade de concentração, irritabilidade, fraqueza, cansaço, tontura, falta de ar, perda de apetite, palidez na parte interna dos olhos e lábios configuram alguns dos sintomas desenvolvidos pela carência de ferro no organismo. O que pode desencadear a anemia.

Principal doença gerada pela falta de consumo em alimentos ricos em ferro, ela é caracterizada pela deficiência no tamanho ou no número de células sangüíneas – glóbulos vermelhos – e na quantidade de hemoglobina (pigmento) que elas contêm. Tendo como consequência, a limitação das trocas de oxigênio e gás carbônico entre o sangue e as outras células do nosso corpo.

Para evitar essas e demais complicações, deve-se aumentar consideravelmente o consumo de alimentos concentradores de ferro. Uma das melhores fontes naturais de ferro são os alimentos que provém de origem animal – fígado e carnes de qualquer animal – pois possuem um tipo de ferro melhor aproveitado pelo organismo. Prefira essas fontes a leite e ovos, que, ao contrário do que a maioria das pessoas acha, não são boas fontes de ferro. Se não consegue tirar da dieta o leite, uma boa escolha são os leites enriquecidos com ferro, já existente no mercado.

Além de: folhas verde-escuras (exceto espinafre), nozes, castanhas, costeletas de porco, vitela, cordeiro, peixe, galinha, mariscos, rim, coração, carne magra, feijão seco, frutas secas, melaço, pão de trigo, pães integral e enriquecidos, cereais, agrião, couve, cheiro-verde, taioba – tipo de peixe -, favas, grão-de-bico, ervilha, lentilha, grãos integrais ou enriquecidos, nozes, castanhas, melado de cana-de-açúcar, rapadura, açúcar mascavo. Potencialize a fixação do ferro, consumindo em conjunto, alguma fonte de vitamica C, mas evite derivados da cafeína – café, chá-verde e, infelizmente, chocolate, que têm o poder de “roubar” o ferro do organismo.


Quais alimentos são ricos em ferro?

O ferro é um mineral muito importante para o nosso corpo, pois combatem todos os tipos de anemias. Podemos encontrá-lo em diversos tipos de alimentos, sem ter que optar por fórmulas manipuladas, como os sulfatos ferrosos em cápsulas.

A deficiência de ferro no organismo pode gerar muitos problemas, entre eles a anemia, um dos mais característicos, que causa fraqueza, cansaço excessivo e palidez. Confira a lista com os alimentos que contêm ferro:

pão de cevada – 6,5 mg

pães integrais e enriquecidos; cereais; aveia crua –    4,5 mg

salsa – 3,1 mg

grão-de-bico cozido   – 1,4 mg

ervilha cozida – 1,9 mg

lentilha cozida            – 2,44 mg

agrião – 2,6 mg

beterraba crua – 2,5 mg

grãos integrais ou enriquecidos; nozes; castanhas; feijão –   7.1 mg

melado de cana-de-açúcar; rapadura; açúcar mascavo – 4,2 mg

Pimentão – 8,7 mg

chocolate meio amargo – 4.4 mg

costelas de porco – 3 mg

vitela – 3,6 mg

cordeiro – 2,2 mg

fígado de vitela – 10.6 mg

farinha de peixe – 41 mg

mexilhão cozido – 6 mg

gema do ovo de galinha – 5,87 mg

Estes alimentos contêm ferro e vitamina C, que ajuda a absorver melhor o ferro no organismo:

–  ameixa seca;

–  damasco seco;

–  nozes;

–  abacaxi;

–  coco;

–  goiaba;

–  morango;

– laranja ;

–  maracujá;

–  kiwi;

–  manga;

–  uva;

–  tangerina;

–  limão;

–  acerola.

É importante consumir alimentos ricos em ferro, mas o exagero também não é indicado. Uma criança entre 4 e 8 anos necessita de 10mg diárias, enquanto um homem aos 19 anos precisa de 8mg e uma mulher, na mesma idade, 18mg.

1 COMENTÁRIO

  1. Pessoal, tem certeza que essa “taioba” que consta aí é um tipo de peixe?
    Pois eu conheço taioba planta, folha, que é como uma couve, que se faz refogada….folha verde escura, como diz aí, nos ricos em ferro….

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.