Alimentos Ricos em Ômega 3

0
1

Conhecido como ácido graxo essencial, o Ômega 3 é um tipo de gordura muito importante para a conservação de uma boa saúde. É obtido no organismo apenas pela alimentação, pois o corpo humano não é capaz de produzir Omega 3. Alvo de frequentes pesquisas, ele vêm demonstrando ser uma das “gorduras do bem”, que mais trás benefícios para o coração e sistema circulatório em geral. Além de ser excelente para as grávidas, pois tem influência benéfica na formação mental da criança em gestação.

Os principais benefícios do ômega 3 são: possui atividade antiinflamatória eatividade anti-trombos (entupimento dos vasos sanguíneos); reduz dos níveis de colesterol e triglicerídeos; reduz pressão arterial; previne diabetes; acidente vascular cerebral (derrame); combate artrite reumatóide; asma; síndromes inflamatórias intestinais (colites); alguns tipos de câncer, distúrbios mentais e melhora o humor (previne e trata depressão), o aprendizado e o sistema imunológico.

As melhores fontes de Ômega 3 estão nos seguintes  alimentos:


– Peixes oleosos de água fria: cavala, arenque, sardinha, salmão, atum, e bacalhau, albacora, cação);

– Semente de linhaça;

– Castanhas e nozes;

– Óleos vegetais (azeite, óleo de soja, canola, girassol);

– Vegetais de folhas verdes escuro (espinafre, rúcula, brócoli, couve);

– Sementes de sálvia.

A recomendação é ingerir, diariamente, pelo menos um dos alimentos citados. No caso dos peixes, 2 porções por semana é o suficiente. Lembrando que os peixes devem ser assados, cozidos ou grelhados. Nunca fritados, pois este processo resulta na perca total do ômega 3.

Por Malanny Serejo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui