As dúvidas sobre nome no SPC e Serasa por falta de pagamento

0
4

dinhgrande

Nome sujo

Nós consumidores podemos constar dos sistemas de proteção ao crédito quando nos tornamos inadimplente, ou seja, ao deixar de pagar uma conta no prazo determinado.

O SPC e a Serasa não pode incluir alguém em suas listas sem enviar um aviso prévio ao devedor pelo Código de Defesa do Consumidor, é preciso enviar uma carta dez dias antes de ter seu nome publicado.  No documento,  deverá descrever o valor do débito.

Mesmo com o nome inscrito no cadastro de negativação pode-se abrir uma conta em banco, sim. O nome limpo não é um pré-requisito para alguém se tornar correntista. O cliente pode abrir poupança e empresa, mesmo com débitos pendentes. Mas com certeza você não terá do banco vantagens como crédito ou cheque especial.

Em caso de concurso público verifique o edital de seleção. Não havendo normas sobre o assunto, o devedor pode fazer a prova e assumir o posto.

Encontramos algumas empresas que fazem financiamentos para inadimplentes mais lembre-se de ter cuidados redobrados para que não caia em arapucas.

Mesmo com nome incluso no SPC e Serasa você pode tirar passaporte, pois a Polícia Federal não verifica as listas de proteção ao crédito para emitir o documento.

O fiador é tão responsável quanto o autor então antes que venha a ser um fiador verifique as possibilidades reais de a pessoa assumir uma divida.

Segundo o Código Civil, o nome deve figurar nas listas de crédito por três anos. Porém, o Código de Defesa do Consumidor e o Supremo Tribunal de Justiça, órgão máximo nessa questão, declaram que o tempo-limite é de cinco anos. Depois desse período, o devedor deve ser retirado do cadastro de negativação. Mas, note: isso não significa que a dívida tenha sido perdoada, pois o credor ainda tem o direito de cobrá-la na Justiça.

A melhor maneira para limpar o nome é você procurar o credor e quitar a dívida. Caso julgue não ter débito pendente, pode entrar com uma ação na Justiça Comum ou no Juizado Especial Cível para discutir a pendência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui