Beneficios do Tomate para SaÚde

Conheças os principais benefícios do tomate para a saúde

O tomate é um alimento muito rico e que não deve faltar nunca em nossa alimentação. São diversos os seus benefícios, entre eles a função antioxidante, que previne a ação dos radicais livres, a presença de agentes anticancerígenos, como a rutina e também o seu baixo nível calórico, apenas 26 calorias a cada 100 gramas.

O licopeno é um carotenóide presente no tomate, e em outros alimentos vermelhos, como a goiaba e melancia, que possui fortíssima ação antioxidante e prevenção do cancro. Os principais cancros que o tomate ajuda a prevenir são do reto, próstata, mama, endométrio, pulmão  e pâncreas. Além disso, o licopeno também pode diminuir a incidência das doenças do coração.

O tomate é rico em betacaroteno, potássio, vitamina C e E, contém fibras e flavonóides, que ajudam no controle positivo dos níveis do colesterol. O tomate cru apresenta as propriedades completas, mas quando cozido tende a perdê-las um pouco, por isso, reduza os cozimentos. O tomate ainda auxilia o sistema imunológico, melhora o metabolismo, agindo como um diurético natural.

A vitamina E, presente também no tomate, é considerada como o principal antioxidante biológico, tem capacidade para reduzir a oxidação das lipoproteínas de baixa densidade (LDL), que causam a asteriosclerose e doenças coronarianas.

Aproveite as diversas possibilidades do tomate na cozinha e mantenha este alimento sempre presente nas suas refeições diárias.

 

Por Ingrid de Castro.

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.