Como evitar as cãibras na gravidez

Como impedir as cãibras na gravidez – dicas úteis

A cãibra nada mais é que um espasmo ou uma contração involuntária dos músculos de várias partes do nosso corpo. Ela tende a ocorrer depois de a pessoa ficar um longo período numa posição, normalmente sentada sobre as pernas ou com elas cruzadas. A cãibra, ou câimbra, tende a abranger mais de um músculo por vez e o efeito incômodo pode acabar em alguns segundos, porém a dor é bem forte. As gestantes também costumam sofrer com este problema, confira algumas dicas para proceder na hora em que sentir os espasmos e como tentar evitá-los:

Os espasmos são comuns nos músculos das panturrilhas, coxas, pés, abdome, mãos e pescoço. O esforço físico exorbitante pode ser um dos pretextos dessa ocorrência, assim como a má circulação e problemas estruturais, como deformidades na planta do pé. No momento em que a cãibra acontecer, procure fazer uma massagem no local para estimular a circulação e promover o relaxamento dos músculos.

Estas contrações podem ser evitadas com a prática de alguns alongamentos antes de fazer qualquer atividade física ou até mesmo durante o horário de trabalho, caso você fique bastante tempo na mesma posição. Essa é uma ótima saída para as pessoas que trabalham com computadores. Manter uma boa hidratação também é essencial.

Conservar uma alimentação rica em cálcio, potássio e magnésio é realmente importante. Evitar o sedentarismo faz toda a diferença. Os alongamentos feitos antes de dormir podem ser úteis no caso das pessoas que possuem espasmos noturnos. Algumas vezes é necessário o uso de calçados ortopédicos, estes são adequados para quem possui problemas estruturais.

 

Por Ingrid de castro

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