Como Evitar o Mau Hálito

Odor bucal extremamente desagradável, a halitose, ou mau hálito, como é mais popularmente chamada. Pode ser causada por diversos fatores, dentre os mais comuns, estão a higiene oral inadequada e deficiente – que dão origem a problemas originários do mau hálito, como formação de saburra lingual, placas dentárias, acúmulo de restos de alimentos entre os dentes e cáries.

Mas não é apenas na boca onde mora o perigo. O mau hálito também possuiu causas extrabucais. As mais freqüentes são devido às doenças da orofaringe, bronco-pulmonares, digestivas, alcalose, doenças hepáticas, perturbações do sistema gastrointestinal, diabetes, tabagismo, doenças febris, intestino preso, além de deficiência de vitaminas A e D. É tão importante o uso do enxaguante bucal?

Evite comer

alimentos qua dão mau halito
A prevenção da halitose deve incluir, principalmente, cuidados com a higiene bucal e também alimentação. Quem possui propensão a sofrer de mau hálito, deve evitar carne gordurosa, fritura, repolho, brócolis, couve-flor, alho, cebola, bebidas alcoólicas, cigarro e determinados medicamentos de cheiro acentuado.

Evite também dietas radicais pois a falta de carboidrato provoca o mau hálito  por isso não deixe de consumir pequenas quantidades de arroz e pão na versão integral. Não esqueça nunca de fazer um bom acompanhamento dentário a higiene bucal é importantíssima para manter um hálito fresco e saudável. Remédio Caseiro Para Mau Hálito

Alimentação adequada

alimentos bons para mau halito
A alimentação adequada para combater o mau hálito deve ser rica em alimentos fontes de fibras – cenoura, maçã, etc -, e laticínios magros (leite desnatado, queijo branco, ricota…). Além de ingerir bastante água e alimentos que contenha carboidrato.

Evite também dietas radicais pois a falta de carboidrato provoca o mau hálito  por isso não deixe de consumir pequenas quantidades de arroz e pão na versão integral. Não esqueça nunca de fazer um bom acompanhamento dentário a higiene bucal é importantíssima para manter um hálito fresco e saudável.

Comer maçã e outros alimentos fibrosos . É que as fibras provocam um tipo de atrito que varre a sujeira da língua. O chiclete sem açúcar é outro aliado, pois dispara a produção de saliva.

Manter a boca bem limpa

escovar dentes
A higiene bucal eficiente para evitar e melhora a halitose precisa ser caprichada: escove os dentes, sempre que necessário, e principalmente após cada refeição. Não esqueça da língua! Ela deve ser limpa com raspadores específicos, a cada escovação de dentes. O uso de fio dental também é super importante, bem como a realização de bochechos (feitos com uma pitada de bicarbonato de sódio ou anti-sépticos bucais).

Para se livrar do mau hálito capriche na escovação dos dentes , use também o fio dental, faça sempre remoção de tártaro no dentista. E nunca esqueça de higienizar a língua, seja com a escova ou com um limpador especial encontrado em farmácias. Assim, se elimina a saburra, que é o acúmulo de sujeira na superfície lingual. Bochechos e gargarejos com água morna são indicados para combater os cáseos, bolotas fedidas que se escondem perto das amídalas. Outras dicas para acabar com esse odor desagradável é beber muita água é o melhor.

Quando ir ao dentista

Fazer consultas periódicas ao dentista é fundamental, especialmente para obter uma higienização mais profunda – apenas realizada por um profissional, é a única forma de remover a placa bacteriana ou o acúmulo de tártaro na região inferior dos dentes, outros principais causadores do mau hálito.

Participe da discussão

1 comentário

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.