Como Evitar Resfriado no Inverno

No inverno, um dos males mais frequentes costumam ser as gripes e os resfriados. Decorrentes da queda brusca de temperatura, que costuma influenciar na saúde e bem estar, sobretudo dos brasileiros, adaptados ao calor na maior parte do ano. Basta apontar o outono, e pronto, lá vem com o tempo frio as incômodas crises de espirros, corizas e narizes avermelhados. Para evitar isso e manter seu organismo protegido quando a temporada gelada chegar, aprenda algumas dicas de como evitar resfriados no inverno.

– Evite lugares muito fechados e com muita aglomeração de pessoas, se agasalhar e fazer uso de vitaminas A e C na prevenção.

– Faça uso de vitaminas, tanto as concentradas comercializadas em farmácias naturais ou tradicionais, quanto às encontradas nos alimentos. Dê preferência as vitamina C, contida nas frutas cítricas (laranja, mexerica, tangerina e acerola e a A nos alimentos corados como cenoura, beterraba e tomate).

– Consuma sopas e cremes de legumes e verduras, o que proporcionará uma sensação favorável para as baixas temperaturas, e ainda fornecerá as vitaminas e minerais;Os legumes e verduras refogados podem ser preparados na manteiga ou azeite, o que ressalta o sabor e melhora a aceitação. Além disso, podem ser preparados junto com outros pratos, formando preparações variadas, como, por exemplo, arroz colorido (com legumes), frango com cenoura, macarrão com brócolis ou lasanha de berinjela;Os sanduíches quentes, muito consumidos no inverno, devem ser preparados de forma equilibrada: O pão (energético), com um recheio de algum tipo de carne ou frios (construtores) e mais uma folha verde ou legumes (regulador) , que pode ser alface e tomate. Também abuse dos sucos de frutas, como os de laranja, abacaxi e acerola.

– Beba muita água: O tratamento natural através da água é indicado pois os líquidos ajudam a manter o muco mais fluído e também a prevenir complicações, como bronquite e infecção nos ouvidos.

 

– Para fortalecer as defesas do organismo e resistir aos ataques das enfermidades, evite alimentos gordurosos (frituras, queijos, manteiga, margarina etc), artificiais e embutidos, suspenda o uso de fumo e bebidas alcoólicas, repouse no mínimo 8 horas por dia, beba muita água pura e fresca e alimente-se de frutas da época e vegetais crus.

– Faça uso do vaporizador. O vaporizador ajuda a umidificar as vias aéreas. Além de hidratar, ele vai melhorar a respiração e fazer você se sentir melhor.

 

Por Malanny Serejo

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