Como Fazer uma Boa Redação?

0
2

Indispensável nos concursos públicos, e para uma boa parcela dos estudantes motivo de tensão e algumas horas a fio em frente a uma folha de papel – em branco -, escrever uma redação, é um ato que parece simples, e até mesmo corriqueiro, mas, na verdade, costuma é “quebrar a cabeça” de muita gente. E em todas as faixas etárias. Tarefa essa que, atualmente, tem se tornado ainda mais complicada. Devido ao tempo agitado, multifacetado e curto em que vivemos.

Com o avanço da tecnologia, globalização e, principalmente, com a chegada da internet, realizamos várias coisas ao mesmo tempo, de modo rápido e instantâneo. Não sendo mais nada fácil dar uma pausa para sentar e escrever. Contudo, é aí onde mora o problema. Não é apenas escrever, mas escrever bem. Afinal, em algum momento da vida lhe será exigida a escrita de uma – boa – redação. Seja para conquistar uma oportunidade profissional ou para mandar um e-mail mais elaborado a algum amigo.

Numa redação é preciso estar atento a diversos detalhes, concatenar bem as palavras, fazendo-as ganharem forma e sentido através da construção das frases, que devem sempre estar claras, obedecendo aos princípios da coerência e coesão. Seguindo “ao pé da letra” – desculpe o trocadilho, não resisti – as, para muitos, complexas complicadas regras gramaticais do nosso querido português.

Mas calma, não se desespere. A partir de agora, você só vai tirar nota máxima nos seus textos e sair bem nos concursos que for prestar. Para isso, se ligue aqui nestas dicas e aprenda como fazer uma boa redação.

– Esteja sempre bem informado com o que acontece no mundo e ao seu redor. Leia bastante, desde livros, revistas e jornais. É o hábito da leitura que vai proporcionar a bagagem cultural necessária para o desenvolvimento de uma boa escrita.

– Numa dissertação (onde o texto é dirigido a um interlocutor universal, genérico), não escreva períodos muito longos nem muitos curtos. Não use as expressões “eu acho”, “quem sabe”. Elas demonstram que você tem dúvidas quanto aos argumentos. Apresente e discuta fatos, dados e pontos de vista sobre a questão proposta. Escreva impessoalmente, não use a primeira pessoa do singular.

– Na narração, é preciso uma boa caracterização de personagens, mas não apenas os apenas aspectos físicos e aparência. Elas têm de ser pensadas como representações de pessoas, por isso, suas caracterizações devem levar em conta também aspectos os aspectos psicológicos, a personalidade de cada personagem. A narração deve ser composta de três elementos: narrador, personagem, enredo, cenário e tempo.

– O texto argumentativo pressupõe um interlocutor específico para quem a argumentação deverá estar orientada. Seu objetivo é geralmente dar uma resposta, sua opinião a uma determinada pessoa, sobre um fato particular.

– Nunca use letra de forma. Ela dificulta a distinção entre as letras maiúsculas e minúsculas. Certifique-se de que sua grafia esteja bem feita, e o texto esteja limpo, sem rasuras.

– Ao terminar sua redação, releia o texto algumas vezes para checar se ele não foge ao tema proposto. Deixar passar esse descuido em uma prova faz com sua redação seja anulada.

Por Malanny Serejo

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.