Como Organizar uma Festa de Casamento

2
4

Embora os tempos modernos, a festa de casamento ainda é o momento mais especial na vida da maioria das mulheres. Por esse motivo, nesse dia, todos os detalhes precisam sair como o planejado nos trabalhosos, divertidos e muitas vezes atrapalhados meses de preparação do casamento. Porque, convenhamos, de um tudo – leia-se imprevistos pra lá de desesperadores – costuma acontecer na hora da organização.

O planejamento da festa de casamento deve ser iniciado com, pelo menos, 1 ano e 6 meses de antecedência. Para torná-la inesquecível (pelo lado bom, evidentemente) e tudo fluir como deseja no seu grande dia.

Saiba como agir em todas as etapas da organização do evento:

– Reuna-se com as duas famílias para discutir os planos para o casamento. Escolha e data e verifique se a Igreja desejada estará disponível.

– Certifique se realmente pode contar com a ajuda de seus pais ou se os gastos ficarão apenas por sua conta e do noivo. Definida esta parte, abra uma conta ou poupança conjunta para as despesas com os preparativos. Mas evite misturar as despesas do casamento com as pessoais.

– Se as famílias colaborarem (a sua e a do noivo), reuna-os para decidir com qual parte da festa cada um irá arcar. Tradicionalmente, a família da noiva costuma ficar com os custos: convites, participações, entregador e correio, enxoval e vestido da noiva, decoração, flores, música cinegrafistas e fotógrafos da cerimônia, transporte da noiva para a igreja e depois, dos noivos para a recepção; serviço de segurança e manobristas – para igreja e recepção; aluguel do salão onde será realizada a comemoração do casamento, serviço de bufê e bolo da noiva.

– A família do noivo deve arcar com: taxas de cartório e honorários para o casamento civil; pagamento da cerimônia religiosa; honorários e despesas da estadia do padre se ele vier de fora; roupa do noivo; despesas de condução e acomodação de parentes e convidados que virão de outros lugares.

– Faça a lista de Convidados com seu noivo, e veja se ela está de acordo com as possibilidades financeiras de vocês.

– Acerte o dia e horário da Cerimônia Religiosa. E verifique se os locais da cerimônia (igreja, capela, clube, sítio, etc) estarão disponíveis na ocasião.

– Escolha o tipo de recepção que deseja oferecer aos convidados. E com o máximo de antecedência: quanto mais procurados forem os locais da cerimônia religiosa e recepção, mais cedo deverá ser feita a reserva.

– Defina o Modelo de Recepção: após marcar a igreja, é hora de confirmar com o bufê. Em alguns casos é preciso marcar com bons meses de antecedência. Visite sempre o local para saber o que será necessário para a decoração.

– Escolhendo Foto, Vídeo, Floricultura, Música, etc: lembre-se: os melhores profissionais estão sempre com a agenda lotada. Reserve sua vaga assim que confirmar a igreja e recepção.

– Faça a lista de convidados com os nomes e endereços completos das pessoas para facilitar a subscrição dos convites.

– Faltando aproximadamente de cinco a três meses para o casamento, começe a escolher: trajes, cabelo e maquiagem: para isso, pesquise bastante, fale com profissionais, experimente muitos modelos de vestidos. Escolha junto,o arranjo de cabeça e o buquê. Abuse da criatividade na hora de escolhê-lo. Que pode ser feito de flores naturais ou artificiais. Casamentos realizados pela manhã, combinam com buquês pequenos e delicados, com flores claras. Já os noturnos, podem ser mais chamativos, com flores grandes e de cores fortes. Ao encomendá-lo, lembre-se de reservar pequenos buquês às suas daminhas de honra. Sem esqueçer do noivo, que também já deve ir escolhendo sua roupa.

– Distribuição de Convites: não é regra fazer a distribuição dos convites com muita antecedência.O ideal é encomendá-los com 4 ou 3 meses de antecedência. Comece a distribuí-los faltando 2 meses a 6 semanas para o casamento. Lembrando que padrinhos devem ser os primeiros da lista!

– Hora dos toques finais. Faltando pouco mais de um mês para o seu casório:    Revise tudo o que já fez e faça confirmação para os acertos finais com os serviços contratados: bufê, trajes, vídeo, decoração da igreja, cabeleireiro, floricultura, bolo, automóvel de aluguel, cerimonial, dentre outros.

– Uma semana antes do casamento, O noivo deverá pegar seu traje e experimentá-lo (se houver algum problema ainda dá tempo de corrigir). Faça os ensaios da igreja (se necessário), experimente pela última vez o vestido, combine com seu maquiador e cabeleireiro o teste final, e confirme os últimos detalhes da festa.

Por Malanny Serejo

2 COMENTÁRIOS

  1. Malanny,
    Escrever sobre organizar casamento não é fácil, escrevo sobre isso no meu blog, e fica complicado juntar tanta informação em um único post.
    Neste seu post, você conseguiu reunir informações super relevantes para quem quer fazer uma festa de casamento. Parabéns!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui