Como Prevenir a Osteoporose

Doença que deixa os ossos frágeis e propensos a fraturas, a osteoporose possui diversos agentes causadores. Palavra que significa “osso poroso”, é definida como um distúrbio ocasionado pela perda de massa óssea e deterioração estrutural dos ossos.Dentro do grupo de risco e fatores que contribuem para o seu desenvolvimento estão: o sexo feminino, aumento da idade, baixa estatura, raça branca e asiática, e hereditariedade.

Discreta e silenciosa, a osteoporose não costumam dar sinais de seu aparecimento. As pessoas só percebem que possuem a doença, quando seus ossos se tornam tão frágeis que até mesmo uma pequena queda, aparentemente inofensiva, pode vir a causar, por exemplo, fraturas graves nos braços, pernas, na bacia ou de uma vértebra da coluna.

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Apesar de acometida geralmente por volta dos 65 anos, os primeiros exames de detecção da osteoporose, devem ser realizados a partir dos 50 anos. Cuidado esse que, para as mulheres, precisa ser redobrado. Integrantes do grupo do risco, as mulheres com baixa estatura, devem começar mais precocemente a fazer os exames. Realizando-os anualmente a partir da menopausa. O exame da osteoporose é chamado de densitometria óssea.

Existem medidas que podem atenuar as chances de adquirir osteoporose, conheça algumas das mais eficazes:

– Consumir Cálcio: as principais fontes de cálcio são o leite e derivados (queijo e iogurte); vegetais verde escuro (brócolis, espinafre, couve etc), amêndoas, peixes e alimentos fortificados com cálcio. A quantidade recomendada é a ingestão diária de 1.000 mg de cálcio para pessoas entre 31 e 50 anos, e 1.200 mg para pessoas com mais de 50 anos.

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– E Vitamina D: importante na absorção do cálcio no intestino e na saúde dos ossos, além da alimentação, ela também é absorvida pela pele através da exposição à luz solar. 15 minutos de sol por dia, já asseguram a fixação dela nos ossos. Mas sempre nos períodos entre 8 às 10 da manhã.

– Praticar exercício físico: os melhores exercícios para os ossos são os exercícios de sustentação do peso, que incluem a caminhada, corrida, subir degraus, musculação e dança.

– Fazer uso de medicamentos: existem hoje no mercado remédios indicados para a prevenção da osteoporose, como alendronato de sódio, risedronato de sódio, raloxifeno e calcitoninas.

– Parar de fumar: mulheres que fumam tem níveis menores de estrogênio e podem desenvolver a osteoporose mais precocemente. Além de também absorverem menos o cálcio dos alimentos.

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– Reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas: o consumo deve se resumir  até no máximo 2 doses por dia, que deixa quem consome grandes quantidades de álcool, mais propensas a ter perda óssea e fraturas, resultando num maior risco de quedas.

Por Malanny Serejo

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