Complicação e Tratamento da Catapora

 

Catapora – causa, sintomas, tratamento e prevenção

A catapora ou varicela é uma das doenças mais comuns da infância. Ela é infecciosa, contagiosa e causada por vírus, o varicela-zóster. Seus principais sintomas são o cansaço, dores na cabeça, febre alta, feridinhas parecidas com bolhas que começam a surgir no tronco e rapidamente se espalham pelo rosto, braços e pernas. No princípio, a forte coceira tende a ser bastante incômoda para o paciente.

Quanto aos tratamentos cabíveis para a catapora, não há muito o que fazer, pois o organismo a combate sozinho. É possível usar receitas caseiras, como dar banhos de aveia com água morna, que confortam. As loções tópicas ou anti-histamínicos orais podem servir para aliviar as coceiras. Procure cortar as unhas para prevenir outras infecções e a formação de cicatrizes profundas.

Atualmente, há vacinas que previnem o contágio da catapora, o que tem tornado a doença bem menos frequente, como a alguns anos atrás. A vacina é feita em duas etapas, a primeira quando a criança tem entre 12 e 25 meses de idade e, a segunda, entre os quatro e seis anos de idade. A proteção não é de 100%, mas é garantida a diminuição dos sintomas. A partir de 2013 o Sistema Único de Saúde (SUS) irá disponibilizar esta vacina gratuitamente para crianças. Em laboratórios e clínicas particulares a vacina pode custar cerca de R$ 30.

A criança que está sofrendo de catapora deve ficar isolada por alguns dias, isto é, não deve ir à escola e evitar o contato com pessoas que nunca tenham contraído a doença. Os pais geralmente já passaram pela mesma situação, então não há riscos, pois a catapora não se desenvolve uma vez na vida.

 

Por Ingrid de Castro.

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.