Cuide da saúde íntima no seu dia a dia

0
1

Dicas de cuidados diários com a região íntima feminina

 

Cuide da saúde íntima no seu dia a dia 1

A saúde íntima feminina é um assunto muito importante, mas, às vezes, algumas mulheres não fazem ideia de como a falta de cuidados por afetá-las e causar problemas graves. São os cuidados diários que vão fazer muita diferença, por isso é essencial saber o que se deve priorizar e como agir com o seu corpo diariamente. Veja algumas dicas para cuidar corretamente da sua saúde íntima todos os dias:

Podemos começar falando sobre os hábitos de higiene, que é o primeiro passo para garantir a saúde na sua região íntima. Muitos fatores tendem a contribuir para que a nossa higiene seja afetada, entre eles, o calor e também a escolha errada das roupas. A dica mais básica para garantir uma boa higiene durante o dia é lavar o órgão íntimo feminino diariamente com um sabonete específico, o qual possui um pH levemente ácido, que ajuda a combater a proliferação de bactérias que causam doenças e infecções.

  • Proteção e lingeries adequadas

Além da limpeza, também é importante deixar a região bem seca após o banho, para isso use sempre uma toalha de algodão limpa. Outra dica importante é o uso do protetor diário, que uma forma de manter a calcinha sempre limpa e a região íntima livre de odores e umidade, pois o protetor absorve a transpiração. O material da calcinha também é muito importante. Use preferencialmente modelos em algodão. Quando usar uma calcinha em tecido sintético, prefira roupas mais soltas para que a região não fique abafada.

  • Atenção aos sinais

É comum o órgão íntimo feminino produzir algumas secreções, mas é preciso estar sempre atenta a elas para identificar quando deixam de ser normais. O corrimento é um dos principais sinais para identificar quando algo está errado. Caso a secreção adquira tonalidade amarelada, esverdeada ou amarronzada e odor desagradável juntamente com coceira e ardência no órgão, procure um ginecologista, pois certamente há algum problema. Muitas vezes é uma simples infecção que pode ser tratada com uso de medicamentos antibióticos, mas deve ser diagnosticada cedo para que não represente riscos.

  • Cuidados com a ventilação

A região íntima precisa respirar para que não se desenvolvam bactérias que causam infecções e outros problemas. Para isso, sempre que possível, escolha usar roupas soltas e em tecidos naturais, como o algodão. Além disso, à noite, livre-se das roupas íntimas e deixa a região bem ventilada, assim fica ainda mais fácil de evitar doenças ginecológicas causadas pelo abafamento.

 

Por Íngrid de Castro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui