Dia do trabalho ou do trabalhador

trabgrande

O nosso dia
Não poderíamos deixar passar em branco esse dia, em todo o Brasil está sendo comemorado de várias formas é um dia tão especial que foi nesse mesmo dia que perdemos o maior trabalhador que tanto nos deu alegria o nosso inesquecível e glorioso Ayrton Senna.

Todo brasileiro é um batalhador que consegue superar todas as horas com trabalho e dedicação nada mais justo que comemoremos essa data.

Veja aqui alguns direitos do trabalhador:

Carteira de trabalho
A carteira deve ser assinada em 48 horas, a partir do primeiro dia de trabalho. Existe casos de contrato de experiência de 3 meses.

O assalariado tem direito a férias, 13o salário, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e vale-transporte, entre outros.
Alguns casos em que o patrão oferece benefícios como vale-refeição, assistência médica, seguro de vida…

Leia Também  Lista da Sandra Mara - Cadastro e Empregos

Férias
Para folgar 30 dias, o trabalhador atua por 12 meses.

Salário
O INSS é o único tributo abatido frequentemente nos vencimentos. O Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) só será descontado quando o pagamento ultrapassar o valor de R$ 1.164.

O 13º equivale a um salário mensal. Podendo ser pago em duas parcelas, a primeira deve ser paga até o dia 20 de novembro e a segunda até 20 de dezembro.

Carga horária
No máximo, 8 horas por dia ou 44 semanais. O trabalhador pode fazer ainda até 2 horas extras diariamente.

Jornada diurna urbana: das 5 h às 22 h.

O período noturno vai das 22 h às 5 h. Nesse horário, o empregado deve receber um adicional de 20% nos centros urbanos.

Leia Também  Como Pedir um Aumento?

Exame médico
Obrigatório tanto na contratação quanto na demissão, também deve ser realizado uma vez ao ano. Os custos têm de ser pagos pelo empregador.

Na admissão, é realizado para detectar algum problema de saúde contraído na função anterior. Na dispensa, o diagnóstico pode identificar se o empregado foi mandado embora por motivo de doença, o que é ilegal.

Demissão
O trabalhador deve receber aviso prévio, 13o salário e férias proporcionais e multa do FGTS.

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!