Dicas para Poupar mais Dinheiro

Economizar é a melhor prevenção de dívidas

A cada dia somamos mais gastos e dívidas, em algum momento precisamos tomar o controle das nossas finanças novamente e deixar o saldo positivo. O mundo atual permite muitos luxos e desperta desejos que nem sempre podemos arcar, mas com a facilidade de adquirir tantas coisas, seja com o financiamento ou parcelando no cartão de crédito, acabamos consumindo compulsivamente sem pensar no futuro.

Se você ganha dois mil reais por mês e gasta mil e trezentos para sustentar sua casa e pagar todas as dívidas, sobram setecentos reais. O que você faz com este dinheiro? Aproveita para lhe dar algum presente caro que estava querendo há algum tempo; gasta tudo em roupas novas; faz uma viagem ou guarda para uma futura causa necessária? Pois é, acredita-se que a maioria das pessoas iria preferir as opções anteriores e pouquíssimas optariam por economizar o dinheiro que sobra.

Leia Também  Como Economizar no Supermercado

E quando não sobra nada no final do mês? Tudo bem, se não estiver sobrando é sinal de que está na hora de diminuir os gastos, mas o perigo está em quando falta dinheiro no mês. O primeiro passo é ter todo o cuidado possível para não ultrapassar o seu limite mensal. Assim que suas dívidas chegam próximas do valor disponível do mês, é o momento de repensar seus investimentos e ficar apenas com o que é indispensável.

Comece avaliando as contas que não estão ligadas com a casa, por exemplo, academia, salão de beleza, compras pessoais, gastos com refeições na rua e entretenimento. Diminua ao máximo o valor gasto com essas coisas a cada mês. Procure fazer as unhas você mesma, em vez de ir à academia faça sua corrida na rua e alugue filmes para assistir em casa, assim você economiza no transporte que gastaria até o cinema, além da entrada e provavelmente a pipoca.

Leia Também  Dicas para se livrar das dívidas no cartão de crédito

Depois de rever seus gastos extras, avalie o consumo em casa. Contas de luz, água, telefone, assinatura de canais para televisão, internet e a conta no supermercado. Apague as luzes quando não estiver nas peças, tome banhos mais rápidos e junte roupas o suficiente para usar a máquina sempre cheia, utilize mais telefones celulares, as empresas de telefonia móvel fazem promoções realmente atrativas e econômicas, reduza seu pacote de canais da TV e procure comprar tudo aquilo que precisa de mantimento sempre em promoções e de marcas mais em conta.

 

Por Ingrid de Castro.