Doenças das unhas e seus cuidados

Principais doenças das unhas

Assim como qualquer outra parte do corpo, as unhas também podem apresentar problemas que afetam a sua saúde. Conheça alguns deles:

Infecção bacteriana (conhecida por unheiro)  – É causada por instrumentos de manicure não esterilizados e pelo uso de produtos de limpeza, como desinfetante e água sanitária. Os sintomas mais comuns são inchaço, vermelhidão, dor ao toque e deformação da unha. Consulte um dermatologista antes de usar antibióticos, o tratamento mais comum para esse caso.

Manchas de sangue  – Surgem com o uso de alguns remédios ou após pequenos traumas, que rompem vasinhos localizados embaixo da unha.

Unha encravada – Consequência do corte errado da unha ou do uso de sapatos apertados, provoca dor e infecção. Costuma ser tratada com antibióticos, anti-inflamatórios e, em casos extremos, cirurgia.

Unhas fracas, quebradiças ou descoladas – Há várias causas para esses problemas, entre elas anemia, diabetes e uso exagerado de esmaltes e fortalecedores de unha com formol. O atrito constante (como o que fazemos ao digitar no computador, por exemplo) também pode enfraquecer as unhas. Hidratantes com ureia e silicone ajudam no tratamento.

Fungos e micoses – São mais comuns nos pés e podem ser transmitidos em piscinas e praias ou por instrumentos de manicure não esterilizados. As unhas perdem o brilho, ficam grossas e acabam se soltando. Elas também podem descamar e mudar de cor. O tratamento é demorado (pode levar meses ou até um ano) e deve ser recomendado exclusivamente por um dermatologista.

 

 

Por Ingrid de Castro.

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.