Entenda as Diferenças Entre Parto Normal e Cesárea

 

As diferenças entre o parto normal e a cesariana

Quando uma mulher descobre que está esperando um bebe, logo começa a pensar sobre as condições do parto e se irá decidir pelo método natural ou pela cesariana. Além da vontade da futura mamãe ainda é necessário avaliar o estado de saúde dela e bebê, pois cada um dos partos tem os riscos e desvantagens. Veja as diferenças entre o parto normal e a cesariana:

No parto normal o organismo da mulher se prepara para o nascimento do bebê, inclusive com a produção de hormônios que estão relacionados com a produção do leite materno. A futura mamãe deve esperar as contrações para que suceda o processo do nascimento natural. A grávida deve permanecer em  posição vertical, assim o bebê se acomoda corretamente para nascer através do órgão feminino.

Já a cesariana é o método não-natural utilizado. Ela é comumente adotada quando o neném não está na posição ideal para o parto normal, ou seja, o bebê está sentado ou atravessado. Essa também é uma medida de emergência, em partos naturais que o bebê não consegue nascer e a mãe perde as forças é feita uma cesariana às pressas, pois a pressão arterial pode diminuir, o que pode causar muitos problemas para a criança e a gestante.

Além destas diferenças, também lembramos que no parto natural a gestante sente todas as dores das contrações e da força realizada para que o bebê nasça. Enquanto na cesariana é feita uma anestesia para que a grávida não sinta as dores da cirurgia. No momento do nascimento não há dores, mas o pós-operatório é mais complicado devido às dores causadas pelos pontos.

 

Por Ingrid de Castro.

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.