Herpes – Sintomas, Tratamento e Prevenção

Herpes – o que é, sintomas e tratamentos

A Herpes comum é também conhecida por cobreiro, e pode ser desenvolvida nas mais variadas partes do corpo. Sua característica principal são as bolhas que surgem sobre a pele, causadas pelo mesmo vírus que gera a catapora, o varicela-zóster. A doença é muito comum e se desenvolve especialmente quando o nosso organismo está fraco devido a problemas de saúde ou uso de certos medicamentos.

Os principais sintomas da herpes são a coceira, queimação e ardência na região onde irão se formar as tais bolhas. Em seguida, a pele tende a tomar uma coloração avermelhada e logo aparecem as erupções. As bolhas estouram e formam-se pequenas úlceras, feridinhas que começam a secar entre duas e três semanas.

As partes do corpo onde é mais comum o aparecimento das bolhas da herpes são no rosto, geralmente região da boca, também nos olhos e orelhas. Além da região da barriga e tórax, onde podem surgir alguns sintomas.

O tratamento deve iniciado dentro das primeiras 24 horas após o surgimento dos primeiros sintomas da doença. É indicado o uso de pomadas ou medicamentos orais. Os medicamentos indicados são os antivirais ou antihistamínicos, que tendem a diminuir a coceira. Em alguns casos, o uso de antiinflamatórios pode ser indicado para combater o inchaço e possíveis inflamações das bolhas.

É preciso manter a região muito bem higienizada e descartar objetos que estejam contaminados. Roupas e toalhas que tiveram contato com o local afetado devem ser lavadas com água fervente.

 

Por Ingrid de Castro.

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.