Meditação para Acabar com o Estresse

O poder da meditação

O estresse é um dos sintomas mais comuns hoje em dia, as pessoas se comprometem cada vez mais com atividades no trabalho e também fora dele, ficando com pouquíssimo tempo para descansar e relaxar. O que muitas pessoas não sabem é que com apenas dez minutos diários é possível deixar a mente tranqüila e o corpo relaxado, com a meditação o estresse é controlado através das técnicas de respiração.

A princípio parece uma ótima ideia, mas não é tão fácil assim quanto se pensa. Começar a praticar a meditação requer muitas dedicação e concentração, o que é mais difícil. Não é tão simples assim esquecer os problemas e deixar a mente livre para descansar.

Os benefícios da meditação são ótimos. Quando você consegue deixar o corpo totalmente relaxado, o organismo produz mais óxido nítrico. Essa molécula atua como um antídoto ao cortisol, que é o hormônio causador do estresse. A meditação também é uma aliada na luta contra a depressão, além de melhorar a atenção.

Para obter todos os benefícios, é preciso começar a treinar. Inicie pela respiração, treinando o ato de inspirar pelo nariz e expirar pela boca, flexionando o abdome e relaxando todos os músculos do corpo, principalmente do rosto. Solte também os braços, ombros, barriga e pernas.

Depois de treinar a respiração, vem a concentração. Feche os olhos para entrar no estado alfa, que é quando o corpo fica relaxado e suave. Faça exercícios de respiração, relaxando os pontos tensos do seu corpo. Após, realize uma série de 10 respirações bem calmas, lentas e profundas. Por último, faça novamente uma seção de respiração contando de 1 a 7, mentalmente, para voltar ao estado beta, que é o nosso normal.

 

Por Ingrid de Castro.

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